Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT
A partir das 16h desta sexta-feira (09) até à 0h de sábado está proibida a circulação de carretas nas rodovias federais que cortam Mato Grosso. A medida é adotada pela Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso e integra a operação especial do Feriado de Nossa Senhora Aparecida. No sábado (10), a restrição será entre 6h e 12h e na segunda-feira (12) entre 16h e 24h.
Paralelamente, a Concessionária Rota do Oeste realiza uma operação especial na BR-163 para atender a intensa demanda do feriado. Para dar mais segurança e conforto para quem for pegar a estrada, a Concessionária vai reforçar o atendimento nas praças de pedágio e nos serviços de atendimento ao usuário, com mais pessoas e posicionamento estratégico dos recursos. A estimativa é que o aumento médio no fluxo de veículos de passeio seja de 30% em comparação a fins de semana convencionais.
Nos períodos de maior movimento, esperados para o fim da tarde de sexta-feira (09), manhã de sábado (10) e tarde de segunda-feira (12), a Concessionária realiza a operação “papa-fila” para agilizar o atendimento nas praças, com atendimento aos usuários antes mesmo da chegada à cabine.
Outra iniciativa para evitar lentidão na região das praças será o aumento no número de cabines manuais em operação, já que o volume é maior por parte de veículos de passeio. “As cabines automáticas são utilizadas mais por veículos comerciais, que tendem a reduzir o tráfego durante o feriado”, explica Wilson Ferreira.
Uma dica para quem vai viajar é planejamento. Segundo o gerente de tráfego da Rota do Oeste, o melhor é evitar sair nos horários de pico e deixar separado o dinheiro para o pedágio.
Rodovia mais segura
Há pouco mais de um ano quem trafega pela BR-163 em Mato Grosso pode contar com o Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU), que inclui serviços como socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar, com 18 ambulâncias ao longo de 850 km. Durante os feriados prolongados, quando a tendência é haver maior demanda, as viaturas são posicionadas em pontos estratégicos para dar mais agilidade ao atendimento.
O gerente de tráfego da Rota do Oeste, Fernando Milléo, afirma que os trabalhos operacionais são muito importantes, mas que a precaução e a atenção são indispensáveis aos condutores. “Temos equipes especializadas, viaturas e um Centro de Controle Operacional (CCO) operando 24 horas por dia, mas nada substitui alguns cuidados como o controle da velocidade, respeito às leis de trânsito e a revisão de itens como pneus e freios”.
Desde a implantação do SAU, a Rota do Oeste contabiliza uma queda de 18% no número de mortes por acidentes na rodovia. Os dados são referentes ao período de outubro de 2013 a setembro de 2014, quando 126 mortes foram registradas, em comparação com os números de outubro de 2014 a setembro de 2015, com 103 mortes.
Estes dados desconsideram a Rodovia dos Imigrantes, atual BR-070, porque não há levantamento sobre acidentes e mortes neste trecho antes da concessão. Desde que assumiu a rodovia, a Rota do Oeste registrou nove mortes no segmento, porém, desde abril não há ocorrência de óbito no local.
Para Fernando Milléo, a redução nas mortes é o indicativo mais importante da transformação BR-163 (BR-364 e BR-070). “As obras de recuperação, a sinalização e os serviços operacionais já mostram resultados. Além da segurança, item mais importante em todo este processo, ainda temos melhores condições tráfego, redução no tempo de viagem e nos gastos com manutenção”, conclui.
Com assessoria