Foto: PRF
A Polícia Rodoviária Federal, em Sorriso (398 km de Cuiabá) realizou, no período de 14 a 17 de fevereiro, a Operação de Enfrentamento às Fraude Veiculares, no ano 2017.
O objetivo foi capacitar as forças policiais para o enfrentamento às fraudes veiculares e documentais, usadas para manter em circulação os veículos que são produtos de furtos e roubos.
A atualização teórica foi realizada no auditório da Polícia Federal, em Sinop, e abordou assuntos como o estudo de documentos de porte obrigatório, sinais identificadores dos veículos, fraudes documentais e veiculares mais comuns e técnicas de análise e descoberta de fraudes.
As atividades práticas foram realizadas nos dias 16 e 17, na Unidade Operacional da PRF em Sorriso. Foram vistoriados veículos de marcas e modelos diversos, além de seus respectivos documentos. Os policiais participantes praticaram as técnicas aprendidas, fortalecendo a experiência e o aprendizado.
“Nossa região sofre com ocorrências, cada vez mais frequentes, de furto e roubo de veículos e, grande parte deles, são adulterados e continuam em circulação, ou ainda, são desmontados e suas peças e componentes vendidos no mercado negro local. Além disso, os veículos de origem criminosa em circulação quase sempre são acompanhados de um documento inidôneo, falso ou falsificado”, explicou o Inspetor Leonardo Ramos, coordenador da operação e especialista no tema.
A operação foi realizada com apoio da Superintendência Regional e do Comando de Operações Especializadas da PRF e, além dos policiais rodoviários federais, contou com participação da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Politec.
Com: Assessoria