Plantão Policial

PRF apreende ônibus de MT que voltava de Brasília após invasões na sede dos Três Poderes; outros três veículos estão detidos no DF

A Polícia Rodoviária Federal comunicou nesta quarta-feira (11) que apreendeu um ônibus que voltava para Sorriso, a 420 km de Cuiabá, depois de levar passageiros a Brasília no domingo (8), quando um grupo de bolsonaristas extremistas participaram de atos terroristas na sede dos Três Poderes. Outros três veículos que saíram de Mato Grosso e também foram até o Distrito Federal permanecem detidos em Brasília.

O motorista do ônibus apreendido em Mato Grosso negou estar envolvido nos atos e, em um primeiro momento, conforme a PRF, disse que “viajava fazendo transporte de pessoas de Cuiabá a São Paulo". Mas, depois, confessou ter levados passageiros de Mato Grosso para Brasília.

Ele, o veículo e a lista com o nome dos passageiros foram apreendidos e encaminhados até a Polícia Judiciária para providências.

 

Ônibus apreendidos em Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a apreensão e bloqueio de 87 ônibus identificados pela Polícia Federal que levaram "terroristas para o Distrito Federal", em suas palavras. Entre as apreensões, estão três veículos que saíram de Mato Grosso.

 

  • AUM3J92 – Volvo Paradiso – Primavera Tur Transporte Eireli ME – Primavera do Leste (MT)
  • PBX0J19 – Volvo Paradiso DD – AM Transportes e Turismo Ltda – Cuiabá (MT)
  • LRR4456 – Volvo Paradiso DD – Rota Brasil Transporte e Fretamento Eireli – Cuiabá (MT

 

A Rota Brasil Transporte e Fretamento Eireli informou em nota enviada por sua defesa, que "repudia todo e qualquer ato de violência, de invasão e depredação de órgãos públicos ou privados e que jamais compactuou e/ou financiou quaisquer atos de agressão à Democracia de Direito e/ou de golpe de Estado. (Leia nota completa no final da reportagem).

A reportagem entrou em contato com as empresas Primavera Tur Transporte Eireli e AM Transportes e Turismo Ltda e aguarda retorno, como prometido pelos representantes que atenderam as ligações.

 

Intervenção na Segurança Pública do DF

Após os atos terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula (PT) determinou a intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro.

Até então a pasta era comandada por Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, que foi exonerado ainda no domingo. A Advocacia-geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Torres.

Na madrugada de segunda-feira (9), o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). O político admitiu falhas na segurança da sede dos Três Poderes, mas Ibaneis não se considerou o único culpado pela invasão e depredação cometidas pelos terroristas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um e-mail para receber denúncias e informações sobre os terroristas que praticaram os atos de vandalismo. As informações podem ser enviadas para denuncia@mj.gov.br.

 

Resumo dos ataques

 

Bolsonaristas terroristas no Congresso — Foto: Eraldo Peres/AP

 

 

  • Bolsonaristas terroristas invadiram e depredaram Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF. Veja fotos de quem participou da destruição.
  • O movimento golpista que ocorre há semanas em Brasília foi engrossado por dezenas de ônibus que chegaram no fim de semana.
  • Apesar disso, a PM do DF mantinha poucos homens no local e não conseguiu frear os terroristas. A polícia foi criticada e acusada de omissão.
  • Obras de arte e móveis foram quebrados no palácio presidencial. O plenário do STF ficou destruído. Veja FOTOS e VÍDEOS da barbárie.
  • Lula decretou intervenção federal para assumir a segurança do DF, e o governo pediu a prisão do bolsonarista Anderson Torres, que respondia pela segurança em Brasília.
  • O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por, pelo menos, 90 dias. Quem assume o cargo é a vice, Celina Leão (PP).

 

Nota da empresa Rota Brasil Transporte e Fretamento Eireli

A Empresa Rota Brasil Viagens e Turismo atua no ramo de serviços de transporte rodoviário e de locação de ônibus van e micro ônibus para todo Brasil.

Ao longo de todos os anos de prestação dos serviços, a empresa sempre respeitou todos os seus clientes sem discriminação em razão das suas crenças políticas, ideológicas ou religiosas, pelo que prestou e presta seus serviços com isenção, objetividade, de qualidade e segurança no transporte de nossos passageiros.

Em relação ao ocorrido em Brasilia-DF, no dia 08/01/2023, a Rota Brasil informa que repudia todo e qualquer ato de violência, de invasão e depredação de órgãos públicos ou privados, e que jamais compactuou e/ou financiou quaisquer atos de agressão à Democracia de Direito e/ou de golpe de Estado.

Informa ainda que, em respeito ao sigilo do processo e das investigações contra terceiros, e dentro dos limites da Lei de proteção de Dados, a Rota Brasil já contribuiu com as investigações com a Polícia Federal e com a Justiça, fornecendo todos os dados judicialmente requisitados, não podendo tecer outras manifestações e esclarecimentos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em