Segundo os especialistas, a pressão alta pode bloquear e entupir as artérias do coração, levando à angina ou infarto; no cérebro, pode ocorrer o mesmo bloqueio, causando um AVC.
Já nos rins, o entupimento das artérias provoca falhas na filtragem do sangue, podendo causar insuficiência renal; por fim, nos olhos, o aumento da pressão pode estreitar os vasos oculares, causando até mesmo a cegueira.
Na maior parte das vezes, a hipertensão não dá sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico. Por definição médica, é considerada hipertensão a pressão em 14 por 9 ou acima disso e, nesse caso, talvez seja necessário utilizar medicamentos, que promovam a dilatação dos vasos. Outras medidas como atividade física, dieta saudável e redução de sal na alimentação também podem ajudar.
Estresse
Em situações de estresse ou tensão, a pressão pode também subir já que o corpo fica em estado de alerta. Com isso, os batimentos cardíacos aumentam, o coração bombeia mais sangue para os músculos, o que acaba fazendo uma pressão maior nas paredes das artérias.
G1/BEM ESTAR