Nacional

Presos cumpriam pena em caixa d’água no Maranhão; diretor é afastado

A Sejap (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária) determinou a abertura de uma sindicância para apurar o fato dos detentos serem mantidos em alojamento inadequado.
 
De acordo com nota enviada pela secretaria, um dos detentos que aparece na foto é José Luiz de Souza, que trabalha fazendo a manutenção da caixa d'água há três anos.
 
O preso foi condenado a 18 anos de detenção por estupro e havia ganhado o benefício da remição da pena com serviços, a cada três dias de trabalho era abatido um dia no tempo da pena.
 
Ainda de acordo com a Sejap, o preso era auxiliado pelo colega José Maria Fonteles, condenado a sete anos por tráfico de drogas e já havia cumprido 3 anos e um mês da pena. Ambos os presos faziam serviços de limpeza da bomba da caixa d'água, diz a nota.
 
De acordo com o secretário da Sejap Sebastião Uchôa, o fato havia sido autorizado pelo diretor da época Ideraldo Lima Gomes e permanecia na gestão do diretor Raimundo Nonato Fonseca, que foi afastado e será substituído pela diretora do presídio feminino Joseane Furtado.
 
REDES SOCIAIS
 
As fotos dos presos cumprindo pena na caixa d'água foram postadas no Facebook por Gerailson Dantas, amigo do jornalista e radialista Gilberto Lima, que divulgou as imagens em seu blog.
 
"Eu vi aquelas fotos no Facebook e transformei em notícia. Acionei a Sejap e fiz o post no meu blog", contou à Folha.
 
O jornalista disse que Dantas teve acesso legal ao presídio e foi pressionado a remover as fotos da rede social, mas Lima já tinha salvado as imagens e feito o post no blog. A Folha não conseguiu localizar o amigo do jornalista. (ADRIANA FARIAS)
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus