Josimar Alves da Silva, 37, conhecido como “Bicho Papão”, fugiu na tarde desta segunda-feira (16), quebrando o teto de uma viatura do sistema penitenciário. Ele é acusado de ser o autor do homicídio do presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná (RO), Edson Luiz Gasparotto, em agosto de 2007. Durante uma transferência da Cadeia Pública de Aripuanã (949 km de Cuiabá) para o do município de Juína (744 km de Cuiabá), Josimar quebrou com os pés o teto e conseguiu fugir do veículo em movimento na MT-183.
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciário, João Batista, o teto das viaturas penitenciárias são de fibras. “São muito frágeis as nossas viaturas, ele simplesmente chutou e quebrou o teto. Vários servidores do Sistema já estão fazendo buscas para recapturá-lo”, disse João.
Essa não é a primeira vez que Josimar fugiu. Em 2016, ele fugiu da Penitenciária Agenor Martins de Carvalho em Ji-Paraná, onde cumpria pena pela morte de um empresário daquela região.
No dia em que foi preso pela Polícia Militar (PM), Josimar estava em posse de uma arma de fogo e durante interrogatório mentiu seu nome, mas acabou tendo a identidade verdadeira descoberta com três mandados de prisão em aberto.
O foragido tem passagens por homicídio, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e uso de documentos falsos.