A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, realiza nesta sexta-feira (27), a votação para presidência. Pelo menos 10 mil advogados devem votar nas eleições que ocorrem das 9 às 17 horas. Cinco candidatos disputam a vaga, Cláudia Aquino, Fábio Capilé, José Moreno, Pio da Silva e Leonardo Campos.
O advogado Leonardo de Campos, chegou a ter seu registro de candidatura cassado pela Comissão Eleitoral da OAB. Por 3 votos a 2, o candidato havia perdido o direito de concorrer ao pleito. O julgamento aconteceu na noite desta quinta-feira (26), um dia antes das eleições. O pedido foi feito pelo advogado Fábio Capilé e acolhido pela comissão. Leonardo era acusado de abuso de poder econômico. Contudo o juiz federal Paulo Sodré, acatou pedido liminar e anulou decisão da Comissão.
Outra advogada que também tentava concorrer a presidência, mas não conseguiu, era Flávia Moretti.O Tribunal Regional Federal indeferiu o pedido da candidata em virtude do não preenchimento do requisito temporal – 5 anos de efetivo exercício da advocacia, contados até a data da posse.
Os candidatos ao longo de suas campanhas vieram de um pleito acirrado, debates em programas de televisão, disputa nos veículos de comunicação etc. Mas hoje, a Ordem deve conhecer o presidente ou a presidente que comandará a OAB pelos próximos três anos.
Atualizada às 8h54min