Internacional

“Presidente Obama nasceu nos EUA. Ponto final”, diz Trump

'Presidente Obama nasceu nos EUA. Ponto final', disse Trump (Foto: Mike Segar/Reuters)

O candidato republicano Donald Trump admitiu nesta sexta-feira (16) que o presidente Barack Obama nasceu nos Estados Unidos, em uma tentativa de encerrar a polêmica que criou e manteve por cinco anos.

"Obama nasceu nos Estados Unidos. Ponto final", declarou Trump em um breve discurso em Nova York.

Hillary
A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, havia exigido nesta sexta-feira que seu rival se desculpasse com o presidente Barack Obama e com todos os americanos por ter colocado em dúvida o local de nascimento do líder.

"Barack Obama nasceu nos Estados Unidos, simplesmente assim, e Donald Trump deve a ele e ao povo americano uma desculpa", enfatizou Hillary, durante um ato de campanha com mulheres negras em Washington.

A candidata também acusou Trump de ter fundado sua campanha sobre a "intolerável mentira" de que Obama não nasceu nos Estados Unidos, apesar de o presidente ter publicado em 2011 sua certidão de nascimento na qual demonstrou ter nascido no Havaí em 1961.

A polêmica voltou a ter evidência por causa de uma entrevista ao jornal "The Washington Post" publicada na quinta-feira (15) na qual o magnata não quis reconhecer que Obama nasceu em solo americano e afirmou que falaria dessa questão "no momento oportuno".

Após a publicação dessa entrevista, um porta-voz da campanha de Trump, Jason Miller, emitiu um comunicado no qual disse que o magnata "acredita que o presidente Obama nasceu nos Estados Unidos".

Mas a primeira de hoje, em entrevista à emissora "Fox", Trump garantiu que foi realmente Hillary "que começou" a controvérsia sobre o local de nascimento de Obama durante as primárias democratas nas quais ambos se enfrentaram em 2008.

Coisas melhores
Obama disse nesta sexta-feira que tem coisas melhores a fazer do que comentar as declarações de Trump sobre seu local de nascimento e nacionalidade.

"Fico chocado que uma questão como essa surja em um momento em que temos tantas outras coisas para fazer. Bem, na verdade não estou tão surpreso", afirmou.

"Eu tenho bastante confiança de onde nasci. Acho que a maioria das pessoas também", disse Obama no Salão Oval, onde realizou uma reunião sobre um acordo comercial com países da Ásia.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que