Plantão Policial

Presidente do Indea-MT é denunciado por assédio sexual contra ex-assessora

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Marcos Catão Dornelas Vilaca, está sendo denunciado por assédio sexual. Jovem de 19 anos, que é ex-assessora de Marcos afirmou que ele ‘massageava o pênis’ enquanto falava com ela. Apesar de a denúncia ser do mês de novembro de 2020, o caso só se tornou público na segunda-feira (11), após ser divulgado na imprensa cuiabana.

Consta na denúncia feita pela vítima à Polícia Civil, realizada no dia 12 de novembro de 2020, que ela trabalhou há 7 meses no órgão, sendo que nos últimos 4 meses foi convidada para ser assessora assim que Marcos assumiu a presidência.

Desde então, a moça passou a frequentar com mais frequência a sala do presidente e segundo ela, para resolver ‘atividades alheias à função administrativa para qual foi contratada’, como servir café, água e até mostrar cardápio e pedir refeições para ele.

Na data do assédio, uma quinta-feira, ela entrou na sala de Marcos para repor garrafas de água e foi orientada por ele de que ‘não precisava usar máscara no local’. Em seguida, olhando diretamente para ela, começou a massagear o pênis por cima da calça.

A vítima ficou em choque, mas ainda assim, foi trabalhar no dia seguinte. Ela chegou a contar ao pai o que havia acontecido e foi encorajada a pedir exoneração e a denunciar o caso, para que não venha a ocorrer com outras mulheres. Segundo ela, o suspeito tem posição social privilegiada e poder político, por isso, teme represálias.

Enquanto o Indea e o Governo de Mato Grosso não se manifestam publicamente sobre o ocorrido, a reportagem procurou os dois, mas não obteve retorno – a deputada estadual Janaina Riva (MDB) já cobra o afastamento de Marcos. Janaina afirma que a sugestão já foi feita ao secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho. 

“Não que um homem acusado de assédio não tenha o direito de se defender, mas a mulher vítima, precisa se sentir segura, saber que existe justiça e que ninguém, por maior que seja sua posição, está imune a lei. Enquanto estiver na Assembleia Legislativa, como representante de todas as mulheres de Mato Grosso, não vou me calar. Essa denúncia é grave, é de causar náuseas e a vítima nesse momento, merece nosso apoio.”, disse ela.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em