Mix diário

Presidente do BCE alerta sobre questionamentos à independência de bancos centrais

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que a independência dos BCs tem enfrentado contestações e alertou que a influência política em decisões de política monetária pode contribuir substancialmente para a volatilidade macroeconômica.

“Embora pesquisas recentes sugiram que a independência por lei dos bancos centrais nunca tenha prevalecido como hoje, não há dúvida de que a independência de fato dos bancos centrais está sendo questionada em várias partes do mundo”, disse Lagarde, em vídeo pré-gravado exibido durante evento do BC húngaro nesta segunda-feira.

Na semana passada, o recém-empossado presidente dos EUA, Donald Trump, disse que iria exigir que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) continuasse reduzindo juros, como fez em suas últimas três reuniões. No encontro desta semana, porém, a expectativa é de que o Fed deixe suas taxas básicas inalteradas.

Já no caso do BCE, que também revisa os juros da zona do euro nesta semana, a previsão é de novo corte das taxas. No ano passado, os juros do bloco foram reduzidos em quatro ocasiões.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve