Política

Presidente da Câmara quer fixar data para votação do Código Florestal

Maia, que na próxima semana assumirá a Presidência da República com as viagens ao exterior da presidenta Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer, garantiu que, mesmo no Palácio do Planalto, vai se reunir com as lideranças na tentativa de acalmar os ânimos dentro da própria base aliada.

Dilma segue para a 4ª Cúpula do Brics, em Nova Déli, na Índia, e Temer participa de reuniões sobre segurança nuclear, na Coreia do Sul. "Essas substituições são naturais. Vamos tentar, na próxima semana, equilibrar um pouco essa situação [na base aliada], que pode ocasionar, inclusive, a postergação das discussões", disse.

"Temos uma divergência entre o governo e a base, da base com a oposição, no que diz respeito à votação do novo Código Florestal. Todo o esforço que vamos fazer até a próxima semana é no sentido de chegar a um acordo em relação ao Código Florestal que permita estabelecer um processo de discussão e votação", completou Maia.

O presidente da Câmara reconheceu que as derrotas que o governo sofreu na quarta-feira nas comissões são resultado da desarticulação da base aliada. "Quando não se tem acordo de um ponto importante, que é o novo Código Florestal e onde há uma vontade de parcela significativa dos deputados em votar a matéria, é óbvio que isso vai em cadeia tomando conta de todos os debates e discussões na Casa", explicou.

Na quarta-feira, com apoio de vários partidos da base aliada, a votação do projeto da Lei Geral da Copa foi mais uma vez adiada. As legendas governistas entraram em obstrução logo na votação do primeiro requerimento da oposição que pedia a retirada de pauta da Lei Geral da Copa.

Com a obstrução, não se alcançou quórum suficiente para a votação do requerimento, o que levou o presidente da Câmara a encerrar a sessão. A obstrução ocorreu, principalmente, porque esses partidos, aliados aos ruralistas, querem atrelar a definição sobre o projeto da Lei Geral da Copa à votação do novo Código Florestal.

As legendas exigem que Maia marque a data para a votação do código e se comprometa a colocá-lo em votação na data marcada para que eles possam então votar a Lei da Copa.

Fonte: FOLHA.COM | VALOR | AGÊNCIA BRASIL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões