Mix diário

Presa suspeita de liderar e financiar quadrilha de ladrões que teria matado ciclista

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na terça-feira, 18, uma mulher suspeita de comandar uma quadrilha que realiza assaltos na capital paulista. Entre os casos que estariam relacionados está a morte do ciclista Vitor Medrado, na frente do Parque do Povo, no Itaim-Bibi. Segundo a polícia, Suedna Barbosa Carneiro, de 41 anos, foi detida em Paraisópolis, onde é conhecida como “Mainha do Crime” por financiar essas ações.

Os investigadores também apuram a ligação entre esse grupo e o latrocínio que vitimou o delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, há cerca de um mês, na Chácara Santo Antônio, zona sul. Suedna seria responsável por fornecer armamentos a um grupo de ao menos sete criminosos, por meio de uma espécie de aluguel, e comprar os produtos roubados por eles, entre joias e celulares.

A quadrilha é suspeita de cometer assaltos à mão armada e de moto em bairros das zonas sul e oeste. “No levantamento que fizemos, chegamos a aproximadamente sete ou oito indivíduos que assaltam em conjunto (saindo) da Favela do Paraisópolis e com uma pessoa (Suedna) que seria a compradora dos produtos roubados: celulares, bolsas, entre outros objetos pertencentes às vítimas”, afirma o delegado Marcel Druziani, do 11º Distrito Policial (Santo Amaro).

Druziani descreve Suedna como uma espécie de líder do grupo. De acordo com o delegado, a prisão dela foi resultado de uma investigação iniciada há cerca de um mês, após a morte de Moura Júnior. Como mostrou o Estadão na época, o delegado tinha acabado de concluir o curso de formação da Polícia Civil e atuava no 11° DP havia pouco tempo quando foi morto.

Moura Júnior foi alvejado no dia 14 de janeiro em um assalto enquanto caminhava pela Rua Amaro Guerra. Ele foi morto com quatro tiros: dois nas costas, um no braço e outro na garganta. “É muito triste, a gente não tem nem o que falar”, disse, na época, o secretário executivo da Segurança Pública, delegado Osvaldo Nico Gonçalves.

“Com relação ao delegado, não há dúvidas mais (de envolvimento da quadrilha que seria encabeçada por Suedna), nós já fizemos muitos levantamentos. E, com relação ao ciclista, há uma grande possibilidade de ter relação”, disse o delegado após a prisão de Suedna. “Trata-se de uma suspeita muito forte, mas a perícia vai ser feita ainda, porque hoje nós apreendemos três armas na casa dela: uma pistola e dois revólveres.”

APREENSÃO

Mochilas de entrega, capacetes e outros acessórios possivelmente usados em crimes cometidos pela cidade também foram localizados no endereço da acusada. O delegado afirmou que uma das armas apreendidas com Suedna teria sido usada na morte de Belarmino, mas que a comprovação depende de exame balístico. Disse também que há a suspeita de que um dos capacetes apreendidos tenha sido usado pelo autor dos disparos contra Moura Júnior.

Também foram encontrados cerca de R$ 21 mil em espécie, além de 18 celulares e outros equipamentos eletrônicos, que agora serão analisados pelos investigadores. “É uma cabeça econômica da coisa, fomenta isso. A partir do momento em que ela te dá arma e compra o que você rouba, ela é a principal cabeça ali. Sem ela, talvez esses ladrões não teriam tanta solução para as coisas que eles roubam”, afirmou Druziani.

Segundo ele, após a morte de Belarmino, várias equipes, em trabalho integrado entre as forças policiais do Estado, passaram a investigar a movimentação de motos com suspeitos de cometer assaltos. “Pelos sistemas de câmeras da cidade, SmartSampa, e também do Estado, e outros mais, passamos a ‘seguir’ essas motos”, disse.

Ele afirma que, nesse trabalho, foram identificados suspeitos que saíam de Paraisópolis e iam até outros bairros para cometer roubos. Depois, retornavam com os objetos roubados. “Começamos a fazer levantamento e obtivemos outras informações que nos deram conhecimento, nomes e prenomes pelo menos, de quem podiam ser os autores.”

As investigações indicam que Suedna alugava equipamentos para bandidos. “Os suspeitos usam de oito a nove motos. E trocam de veículos, trocam as placas do veículo, trocam as bags (mochilas) de entregas. Então é muito complexo”, afirmou o delegado.

Druziani falou que a polícia também apura uma possível relação da quadrilha com o caso da médica que foi vítima de assalto na Avenida Doutor Francisco de Paula Vicente, no bairro Continental, zona oeste. “Há uma grande possibilidade”, disse. Marília de Godoy Dalprá, de 67 anos, praticava exercícios na madrugada do último sábado, quando foi abordada por dois homens em uma moto. Durante a ação, ela foi agredida e um dos indivíduos mordeu o dedo dela na tentativa de roubar a aliança.

De acordo com o delegado, Suedna teria confessado, em depoimento, que todas as armas apreendidas seriam dela. “Os capacetes e os celulares ela confessa que são roubados, mas nega que fomenta o crime”, diz Druziani.

O CICLISTA

Vitor Felisberto Medrado morreu baleado pouco após as 6h da última quinta-feira, na Rua Brigadeiro Haroldo Veloso. Ele estava em sua bicicleta quando foi abordado por dois assaltantes e, antes de esboçar reação, alvejado à queima-roupa.

Esse segundo caso é investigado pelo 15º Distrito Policial (Itaim-Bibi), mas Druziani afirmou que prevê compartilhar possíveis informações relevantes obtidas a partir das apreensões desta terça. A ação contou também com apoio dos Departamentos de Investigações Criminais (Deic) e de Polícia Judiciária da Capital (Decap).

Após o caso da última semana, no Itaim-Bibi, e um muito parecido que ocorreu cinco horas depois perto da Avenida dos Bandeirantes, a Polícia Militar está em fase de elaborar a instalação de um novo batalhão na área, com Unidade de Força Tática. Equipes da 3ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), juntamente com as 2ª e 3ª Delegacias Seccionais (Brooklin e Pinheiros), seguem na busca pelos responsáveis, segundo a Secretaria da Segurança.

“Já foi identificado que a motocicleta usada pelo criminoso é um veículo dublê e as unidades estão analisando imagens para confirmar se o autor está relacionado aos dois casos (do Itaim e do Brooklin)”, informou a secretaria.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve