Internacional

Premiê renuncia após críticas sobre resgate em naufrágio na Coreia do Sul


"Devo assumir as responsabilidades e renunciar", afirmou Chung em entrevista coletiva, quando se completam 11 dias do acidente que comoveu o país, segundo publicou a agência "Yonhap".

A balsa naufragou no dia 16 de abril a caminho da ilha turística Jeju. Mais de 80% dos 302 mortos e desaparecidos são estudantes de uma escola de Ansan, no sul de Seul.

Onze membros da tripulação, inclusive o capitão, foram detidos por suspeita de negligência e por abandonar a embarcação antes de passageiros. O promotor Yang Jung-jin, da equipe de investigação, afirmou nesta sexta que o naufrágio pode ter sido causado por excesso de desvio de rota, armazenagem imprópria de carga, modificações feitas no barco e influência de marés. Segundo ele, os investigadores determinarão a causa após consultar especialistas e realizar simulações.

Excesso de carga
A balsa transportava carga estimada em 3.608 toneladas, afirmou Moon Ki-han, vice-presidente da Union Transport, que fez o carregamento. Isto é mais do que três vezes maior do que a balsa poderia carregar de maneira segura, segundo disse um inspetor que examinou a embarcação. O peso também excede ao que o capitão declarou em documento (150 carros e 657 toneladas de outras cargas, de acordo com a guarda costeira).

O relatório de inspetores do Registro Coreano da Navegação afirma que modificações foram feitas no barco para que não transporte mais de mil toneladas de carga, tendo mais de 2 mil toneladas de água de lastro para garantir estabilidade. Antes das modificações, segundo o relatório, o barco podia aguentar mais de 2.500 toneladas de carga e precisava de apenas mil toneladas de água de lastro.

A guarda costeira diz que a empresa do navio, Chonghaejin Marine, reportou capacidade de carga de 3.963 toneladas – número inalterado desde que o navio foi modificado.Um especialista em arquitetura naval disse nesta sexta que a carga relatada e uma virada significativa podem ter definido o tombamento do navio. Dados de rastreamento mostram que a balsa virou a 45 graus antes de afundar, e membros da tripulação disseram que tentaram fazer uma virada menos acentuada.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que