“O evento de tecnologia e engenharia sustentável intitulado EISF, acontece há 26 anos na Escócia e pela primeira vez contará com uma delegação do Brasil da qual fazemos parte, mas não devemos ir, por falta de apoio financeiro”, conta a estudante Jéssica de Paula.
A professora de física e eletrônica automotiva Angela Correia, coordenadora do projeto, explica que como as aulas e, portanto a matrícula dos alunos formandos do 3° ano terminam no dia 27 de março e a viagem acontece entre os dias 14 e 21 de abril, eles não serão mais oficialmente vinculados ao IFMT. O que por “burocracia” impossibilita o apoio financeiro do Governo Federal.
Na tentativa de sensibilizar os ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp e da Agricultura e Pecuária Neri Geller, alunos e aprofessora ergueram uma faixa durante o Fórum Nacional de Secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado na tarde dessa quinta-feira (20), no Palácio Paiaguás.
Elas saíram por alguns momentos do salão onde era realizada a abertura do evento após serem ameaçadas por seguranças de expulsão pois segundo os estudantes, "estavam tumultuando". Ao retornarem ao local, uma pessoa que se apresentou como assessor do governador Silval Barbosa e do Forum se aproximou pedindo mais informações sobre o projeto. Contudo, até a saída da nossa equipe nada foi feito pelos alunos do IFMT.
Produto
Por meio de um Projeto de Extensão do IFMT os três estudantes desenvolveram há dois anos o tijolo de filito, minério abundante no Cerrado Mato-grossense. Participaram de Congressos Nacionais e assim foram selecionados para o evento internacional, do qual não devem participar por falta de apoio.