Cidades

Prejuízo com temporal em Tangará da Serra (MT) chega a R$ 600 mil

Pelo menos R$ 600 mil em prejuízos já foram calculados pela prefeitura de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá, após o temporal que atingiu a cidade na quarta-feira (15). Um levantamento está sendo realizado pela prefeitura para contabilizar os estragos causados pelo temporal. O valor total deve ser anunciado neste sábado (18).

O temporal havia deixado 99% da cidade sem energia elétrica, mas segundo a concessionária de energia de Mato Grosso, a Cemat, até esta sexta-feira (17), aproximadamente 95% dos moradores já estão com o fornecimento de energia restabelecido.O prefeito do município, José Pereira Filho, informou ao G1 que pelo menos 80 postes da zona rural já foram trocados e outros 200 ainda devem ser substituídos.Esse valor é só mesmo referente ao prejuízo na estrutura, como escolas, o Hospital Municipal, a rodoviária, fora os gastos com mão de obra na limpeza da cidade, assistência social para a população", detalhou.

Pereira Filho disse que a prefeitura ainda deve quantificar minimamente o prejuízo causado nas propriedades privadas. "Ainda é cedo para falar até quanto esse valor pode chegar. Esperamos até amanhã ter um total do prejuízo", pontuou.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ander Santos, disse nesta sexta-feira (17) que os trabalhos estão concentrados no levantamento e em restabelecer a ordem no município. "A energia na área urbana foi restabelecida, na zona rural tem algumas propriedades ainda sem [o fornecimento]. A preocupação maior agora é com relação à saúde. No Hopistal Municipal e na Santa Casa a energia está oscilando, postos de saúde foram destelhados, o almoxarifado ainda está com problemas. No hospital da cidade só tem uma UTI [Unidade de Terapia Intensiva] funcionando, vários aparelhos queimaram, perdemos muitos medicamentos", detalhou.

O secretário informou que o trânsito na parte central da cidade está normalizado, mas em alguns bairros mais afastados vias estão interditadas por conta de árvores que caíram. As aulas estão suspensas em muitas escolas.Com o vento, árvores caíram pelo chão e casas foram destelhadas. Algumas famílias perderam todos os móveis. O Parque Municipal também está interditado pois teria sido atingido por raios que causaram a queda de árvores.

Durante o temporal, uma antena de transmissão de uma emissora do município caiu sobre a casa de dona Lorena Grugrelo. Ela estava sozinha na residência e passou por momentos de pânico. "Foi muito grande o susto. Eu estava sozinha em casa e achei que tinha caído um raio, mas depois quando vim para o quarto pensei que minha casa tivesse desabado. Comecei a gritar e ninguém estava por perto para me socorrer", contou
A dona de casa Aniele Silva dos Reis se mudou para Tangará da Serra há 10 dias. Ela está grávida e o marido, desempregado. O casal já tem um filho e saiu de Rondônia para tentar a sorte em Mato Grosso, porém, perdeu tudo com o temporal da última quarta-feira.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.