Para evitar aglomerações neste feriado prolongado, quatro municípios de Mato Grosso interditaram os acessos as cachoeiras da região do Vale do São Lourenço que é composta pelas cidades de Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa.
Essa região é conhecida pela natureza exuberante e atrai muitos turistas em busca de aventura e esportes radicais. Duas destas cachoeiras, a da Mulata, em Jaciara, e do Prata, em Juscimeira, são as preferidas.
As prefeituras dessas cidades publicaram decretos municipais em conjunto proibindo a presença das pessoas nesses locais como forma de evitar a propagação da Covid-19.
A alta taxa de ocupação das UTI´s dos hospitais da região foi o principal motivo para a decisão. A taxa de ocupação das UTI´s do estado já passa dos 90%, segundo informações divulgadas ao longo desta semana.
A fiscalização serão feira pela Polícia Militar em parceria com o Corpo de Bombeiros, vigilância sanitária e Conselho Tutelar. Quem desrespeitar a regra pode pagar multa de R$ 500.