Cidades

Prefeitura recua e professores põem fim a greve em Várzea Grande

Foto: Robson Silva / Secom VG

Após recuo da secretaria de educação de Várzea Grande, os professores deram fim a greve que já durava 18 dias. A sexta proposta da secretária Zilda Leite foi rejeitada pelo Sintep-VG (sindicato dos professores de Várzea Grande), mas renegociada ainda na quinta-feira (20) com gestores, sindicato e vereadores.

Na nova proposta a prefeitura dará 9% de aumento para todos os profissionais da educação (no mês de agosto) e mantiveram a data-base da categoria para janeiro, duas das principais reivindicações. Segundo a vice-presidente do Sintep-VG, Maria Arruda Cortez , a luta da categoria conquistou grandes avanços para a área. “Nós evitamos que a categoria retroagisse e, além disso, com muita negociação conseguimos alcançar pontos importantíssimos para os professores municipais”, disse. 

Outros pontos da renegociação foi o aumento de 4,66% para os contratados para o mês de dezembro; Recomposição salarial de 2015 em maio de 2016; e o prazo de 180 dias para prefeitura negociar férias atrasadas, licenças vencidas, revisões salariais desde 2010 e o pagamento da recomposição retroativa de janeiro a julho de 2015.

As aulas voltam na próxima segunda-feira (24,) em todo município. Cerca de 23 mil alunos estavam sem aulas, além de 3.500 profissionais da Educação (entre servidores e professores) voltam a trabalhar nas 84 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

Prefeitura entrega proposta, mas sindicato quer renegociação

Professores recusam proposta e entram em greve em Várzea Grande

Secretaria alega Lei de Responsabilidade Fiscal para não dar aumento

Secretária admite salários baixos, mas aumento só para professores

 

 

Ulisses Lalio

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.