Após mais de dois anos sem renovação, a Prefeitura de Cuiabá recebeu nesta segunda-feira (11) novas ambulâncias que devem substituir os atuais onze veículos que atendem todas as unidades de saúde da capital, como o Pronto Socorro, Postos de Saúde da Família e a UPA Morada do Ouro.
O contrato de locação da frota foi assinado com a empresa Ita Transportes, com o custo aproximado de R$ 2.500,00 com o aluguel de cada viatura. O contrato prevê ainda que na entrega os veículos deve estar devidamente equipados e adesivados.
Os novos veículos são da marca Fiat, no modelo Doblô, bem mais modernos e espaçosos do que aqueles utilizados até agora. Como relatado pelo jornal Circuito Mato Grosso (na edição 527), servidores e pacientes do Pronto Socorro passavam dificuldades com o veículo Fiat Fiorino que atendiam a sáude municipal.
Para a reportagem, funcionários do Pronto Socorro de Cuiabá denunciaram que as duas ambulâncias que realizam o transporte de pacientes para outras unidades estavão em situação precária, necessitando urgentemente da troca por veículos novos, o que foi feito agora.
Segundo apurado, esses dois veículos no Pronto-Socorro foram colocados em funcionamento no início da gestão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB), que em 2010 assumiu a Prefeitura de Cuiabá no lugar de Wilson Santos (PSDB).
Este fato colocou em xeque o que a própria Secretaria de Gestão informou, já que segundo rezam os contratos de locação firmados com as empresas, a troca dos veículos em serviço na Prefeitura deve ser realizada a cada dois anos.
Locação de veículos
A locação, segundo o coordenador de logística da Secretaria Municipal de Saúde, Domingos Santana, é a maneira mais vantajosa de manter este serviço.
“Se a prefeitura fosse comprar estes veículos sairia em média 80 mil reais cada. Além disso, teria que arcar com o custo do seguro e manutenção. Já que se trata de aluguel , a responsabilidade é da empresa”, informa Domingos.
Os novos veículos devem ser emplacados nesta semana e na próxima segunda-feira (18), já começam a circular.