Cidades

Prefeitura fecha passagem de esgoto do Centro Político para o Parque da Águas

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Cuiabá tomou a iniciativa de fechar com concreto uma tubulação que despejava esgoto de órgãos do Centro Político Administrativo na Lagoa Paiaguás, localizada no Parque das Águas. A ação teve início na segunda-feira (30) e teve até recado do secretário aos “criminosos”.

O problema com o esgoto na lagoa foi identificado há mais de um ano. Logo quando foi inaugurado o Parque, hoje um dos principais atrativos da cidade, a população se deparava com dejetos na superfície da água e forte odor.

Em razão das reclamações, a Secretaria de Serviços Urbanos, coordenada pelo secretário José Roberto Stopa, iniciou uma investigação para descobrir a origem dos dejetos. Foi quando se identificou que órgãos do Centro Político Administrativo estariam depositando o esgoto diretamente na lagoa.

No início de 2017, os órgãos do entorno foram notificados pela Prefeitura de Cuiabá, para que apresentassem a solução da questão, mas nenhuma instituição tomou providência do caso.

A situação foi levada ao Ministério Público Estadual (MPE) e se encontra sob responsabilidade do promotor Gerson Barbosa, da 17ª Promotoria de Justiça de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá. No início deste ano, uma nova perícia foi feita no local e um relatório deve ser entregue ao MPE ainda esta semana, apontando de onde sai a tubulação que despeja na lagoa.

No vídeo publicado pelo secretário Stopa, feito no local da tubulação, é possível ver um caminhão de concreto e funcionários da prefeitura já trabalhando no fechamento da passagem. “Há mais de ano, compramos uma briga contra aqueles que não amam cuiabá. Algum prédio público, insiste, embora já notificado, em despejar seu esgoto in natura no nosso maior cartão postal. Já denunciamos, já falamos. Já tomamos todas as providências possíveis. Portanto, quero informar e convidar a todos, que no decorrer dessa semana, estaremos interrompendo a passagem deste esgoto”, comentou o secretário.

Stopa fez questão de dizer que a medida foi tomada para “aqueles que cometem o crime receberem seu esgoto de volta”. O secretário foi procurado para esclarecer as declarações, mas não foi localizado.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.