O site institucional da Prefeitura de Cuiabá voltou a funcionar normalmente por volta das 13h deste domingo (6), após sofrer um ataque cibernético durante a madrugada. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia da Capital.
Segundo a assessoria de imprensa, o ataque aconteceu quando um grupo de hackers se aproveitaram de um componente do sistema para invadir o site. Apesar disso, nenhuma informação do sistema interno do portal teria sido afetado além da homepage, onde ficam dispostos os conteúdos públicos.
Ao serem notificados sobre o caso, a empresa responsável pelo gerenciamento do portal o retirou do ar, por volta das 6h.
O sistema foi reestabelecido graças aos backups de segurança mais recentes, que salvaram todo o conteúdo publicado. Procedimentos padrões também foram realizados neste domingo, como troca de senhas e acessos ao site.
Este foi o segundo caso de invasão de sistema registrado em Cuiabá nas últimas 24 horas. Na manhã de sábado, o sistema da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também foi alvo de hackers.
O grupo, que se identifica como "D4RKRON" já invadiu sistemas de inúmeras repartições públicas do Brasil, sendo a maioria de São Paulo. Eles e spalham uma mensagem contra a corrupção.
Confira abaixo a nota da Prefeitura:
Na noite deste sábado (05), às 19h, o portal da Prefeitura Municipal de Cuiabá foi invadido por hackers, que programaram um ataque que resultou na desativação do site às 6h da manhã deste domingo (06).
Mediante a notificação, a empresa responsável por gerenciar o portal, retirou o servidor do ar, para dar início a um procedimento interno de investigação, a fim de diagnosticar o real problema.
A partir deste diagnóstico, constatou-se que o invasor teria se aproveitado de um componente do sistema para, ilegalmente, proceder a invasão. As funcionalidades foram restauradas graças ao backup de seguranca mais recente. A invasão não atingiu nenhum sistema interno do portal, afetando apenas a parte de conteúdos públicos. Outros procedimentos padrões também foram realizados, como a troca de senhas e acessos, bem como as devidas modificações e verificações necessárias.
A Prefeitura também fez um Boletim de Ocorrência, junto à 1ª Delegacia de Polícia – Cuiabá – neste domingo. Todas as atividades do site já foram retomadas normalmente e para garantir sua segurança, o mesmo está sob monitoramento constante da empresa responsável.
{relacionadas}