A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) assinou um termo de cooperação com Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) para aumentar a fiscalização do tráfego de veículos na capital e um dos focos da medida é conter o roubo de veículos. Só neste ano foram recuperados 1,6 mil veículos roubados em Cuiabá e Várzea Grande.
O termo assinado no dia 2 deste mês possibilita que Semob tenha acesso a dados das 105 câmeras de monitoramento gerenciadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle da Sesp. Por outro lado, da Secretaria de Segurança poderá avaliar os registros de 30 câmeras controladas pela prefeitura.
A Semob ainda vai disponibilizar dados de vinte conjuntos de câmeras, dentre elas alguns radares, utilizadas para monitoramento dos motoristas de respeito às regras do trânsito.
“Com o aumento, o acréscimo de mais câmeras nos dois sistemas, cada vez mais nós fechamos as vias e atendemos os produtos tanto da parte da segurança viária e como da parte de segurança pública”, disse o coronel Marcos Roberto Hübner, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle da Sesp.
Conforme a Sesp, Cuiabá e Várzea Grande têm, juntas, uma média de 1,5 mil carros recuperados de roubo nos últimos três anos. A previsão é que esse número suba com o compartilhamento de informações entre as secretarias. Conforme a Polícia Civil, a maioria dos carros roubados e furtados em na Grande Cuiabá tem como destino a Bolívia, país de fronteira com Mato Grosso, onde os veículos são trocados por droga.