O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), deu início a um processo licitatório para a contratação de uma empresa terceirizada, que disponibilizará médicos para o atendimento de urgência e emergência do Pronto Socorro do município. A medida tomada pelo peemedebista visa sanar as dificuldades enfrentadas pelo executivo municipal em colocar, 24 horas por dia, médicos plantonistas no hospital público, que diariamente é alvo da reclamação da população, que não consegue ser atendida por falta de clínicos gerais e pediatras.
Walace tratou de desmitificar a afirmação de que estaria entregando os serviços do hospital para as mãos de empresas privadas. Segundo o gestor, outros setores já passaram pelo mesmo processo, exemplo da área de cirurgia geral, UTI neonatal e cirúrgia pediátrica.
“Não estamos terceirizando o Pronto Socorro, estamos dando continuidade em alguns serviços que já vinham acontecendo, desde a gestão anterior. Contratar empresas de médicos para suprir os plantões que estão sempre defasados”, declarou.
O gestor explicou que atualmente enfrenta dificuldades para conseguir cobrir todos os plantões do hospital municipal. Até mesmo após o último concurso público a falta de médicos continuou prejudicando o atendimento à população, já que nenhum dos aprovados quis assumir o cargo.
“Diante das dificuldades de contratação de médicos individuais, do entra e sai de médicos e dos plantões ficarem descobertos, nós fizemos um processo licitatório para contratar uma empresa de médicos emergencistas, para atender na frente do pronto socorro”, afirmou o prefeito.
Walace explicou ainda, que os atuais médicos concursados continuarão em suas atuações. A empresa contratada será responsável por cobrir as faltas e horários em que a prefeitura não conseguir um profissional.
Gastos
Segundo Walace a medida não trará grandes gastos a prefeitura, uma vez que o mesmo valor pago aos concursados será repassado para a empresa, que por sua vez, ficará responsável por fazer o pagamento dos médicos associados. O valor pago por cada plantão de 24 horas chega a R$ 1.300,00.
“Já estamos contratamos os médicos via empresa, com salário fixo de R$ 1.300,00 por plantão. Ao invés de pagar o médico individualmente, nós vamos repassar esse pagamento para a empresa, que repassa o valor para o profissional”, explicou Walace.
O médico, que assumiu a gestão de Várzea Grande em 2013, declarou que a contratação de uma empresa para a oferta de médicos será feita até a realização de um novo concurso, com previsão para acontecer apenas no ano que vem.