Multidão nas ruas de são Paulo durante a passagem do bloco Bangalafumenga em 2015 (Foto: Victor Moriyama/G1)
A Prefeitura de São Paulo espera receber 400 blocos nas ruas da cidade no Carnaval 2016. O número é 33% maior que em 2015, quando 300 blocos desfilaram na capital. Em 2016, o período oficial do Carnaval de Rua vai de 29 de janeiro a 14 de fevereiro, informou a Secretaria de Cultura nesta terça-feira (17).
A prefeitura ainda informou que, na organização deste ano, “está buscando fomentar a criação de blocos em outras subprefeituras da cidade, fora do eixo Pinheiros-Sé”. Em 2015, a maioria dos blocos desfilou na Subprefeitura da Sé: 86. Pinheiros veio em segundo lugar, com 67.
O cadastramento dos blocos e cordões carnavalescos para o carnaval do ano que vem começa nesta terça e vai até 13 de dezembro.
A inscrição ocorrerá em duas etapas. Na primeira, as propostas de datas e percursos são feitas pelo site oficial do Carnaval de Rua. Na segunda etapa, os dados são analisados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela subprefeitura da região escolhida para o desfile.
Ligia Fernandes, organizadora do cordão carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga, que desde 2006 desfila pelas ruas da cidade, reclama do início da data de cadastramento, que acontece há pouco mais de 2 meses das festas. "A organização tardia do carnaval de rua gera muitos problemas para blocos, foliões, moradores, comerciantes, pedestres, enfim, todos".
Fonte: G1