Por Eliana Bess
O programa VacinAção polivalente, lançado há cerca de 20 dias pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria-Adjunta de Bem-Estar Animal, já vacinou mais de 85 animais. Do total, 50 pertencem a ONGs e os demais a munícipes de baixa renda. Nesta quinta-feira (05), foram 25 cães, a maioria na fase adulta, pertencentes à ONG Anjo de 4 Patas. O programa tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação de cães e gatos, fortalecendo a saúde animal e contribuindo diretamente para a saúde pública. Além das ONGs (Organizações Não Governamentais), a vacinação está acessível gratuitamente a protetores independentes e munícipes que atendem aos critérios de baixa renda. A solicitação segue um passo a passo com o preenchimento de formulário.
Para a proprietária da ONG e tutora dos 143 cães e gatos que estão na Anjo de 4 Patas, Josenilda Avelino da Silva, ou simplesmente Rany Avelino, a iniciativa promovida pela administração municipal é muito importante, tendo em vista que o custo é alto para manter em dia as vacinas dos animais de que cuida. “Sem dúvidas, facilita e muito nos cuidados e ainda, vindo na ONG, é outro diferencial, porque é difícil ter que levá-los. Vejo que o trabalho está acontecendo. Foram pelo menos 6 anos invisíveis e agora estamos sendo vistos e valorizados pelo trabalho que realizamos pela causa animal”, declarou.
Os animais sob sua custódia são vítimas de maus-tratos, de abandono, de desova de filhotes e oriundos de resgates. Como a maioria dos tutores, ela enfrenta dificuldades para adoção dos animais. “Há uma seletividade na escolha por filhotes. E ainda tem muitos que acabam devolvendo por motivos diversos, como mudança de cidade ou porque não querem mais o animal. Esta semana recebemos de volta uma que a família adotante devolveu porque comprou um filhote e estava dispensando a adulta que foi adotada”, relatou.
Rany diz que há essa condição de receber de volta e até prefere, se for o caso, para evitar que o animal volte para a rua.
Há poucos dias também foram vacinados 25 animais da protetora Audineia Hita. Ela também possui dezenas de cães e ficou feliz com o apoio na vacinação dos animais.
60 DOSES SEMANAIS
O VacinAção 2026 prevê a aplicação contínua e organizada de 60 doses de vacinas polivalentes por semana. O imunizante, que protege contra 10 doenças, é ofertado pelo município de Cuiabá como proposta de atuação preventiva.
Segundo a secretária-adjunta de Bem-Estar Animal e médica veterinária, Morgana Thereza Ens, a ação busca reduzir a incidência de doenças evitáveis, fortalecer a saúde animal e contribuir diretamente para a saúde pública, por meio do controle sanitário da população animal.
Para participar do projeto, como já informado, é necessário atender aos critérios de baixa renda e seguir o passo a passo da solicitação. Após o cadastro, o interessado deve aguardar a convocação, que ocorre conforme a ordem do formulário preenchido. O prazo médio de espera é de 7 a 14 dias úteis, podendo variar de acordo com a demanda.
“A organização por formulário e convocação garante ordem, critérios e rastreabilidade, priorizando munícipes de baixa renda, ONGs, protetores e animais comunitários”, explicou Morgana.
Mas atenção: caso o tutor seja chamado e não compareça com o animal para o atendimento, retornará para o final da fila.
Passo a passo para solicitação:
- Chame no WhatsApp: (65) 99207-4318
- Preencha o formulário Google Forms que será encaminhado pela equipe
- Aguarde a convocação, conforme a disponibilidade semanal do programa
Foto: Emanoele Daiane


