A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, alerta à população que é falsa a informação que circula nas redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens sobre a existência de um cadastro de concessão de terrenos e casas populares para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Destaca, com base na portaria nº 02/2022, publicada no dia 12 de junho, no diário da Gazeta Municipal, que trata-se, na verdade, da elaboração de um levantamento de dados referente ao déficit habitacional do município, com a finalidade de reunir elementos que servirão como apoio para criação de políticas públicas habitacionais.
A programação da Pasta dispõe que a iniciativa seja lançada oficialmente ainda este ano, em meados do mês de novembro. A pesquisa será autodeclaratória, com o ensejo de conhecer as reais necessidades da sociedade cuiabana, bem como o seu desejo de residir na capital, de forma remota, por meio de questionários que serão disponibilizados na internet.
"Esse não é o desejo da administração atual, que prima pelo atendimento humanizado diante dos cidadãos. Infelizmente, sabemos que há pessoas que agem de má-fé, espalhando esse tipo de notícias. Não estamos fazendo nenhuma inscrição nesse sentido de residências ou lotes, mas sim, pesquisa de dados para que possamos gerar uma política de habitação concreta e eficiente, atendendo aos anseios da população", explicou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Leão.
As verificações possuem caráter socioeconômico e urbanísticos concernentes à moradia de todos os segmentos sociais.