A criação de de novos parques, principalmente, nas localidades mais afastadas da área central de Cuiabá, democratizando os espaços de lazer do município foi o foco de debates essa semana. Na sext (2), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu representantes do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá (Octayde Jorge da Silva e Bela Vista). A agenda com os diretores é considerada uma forma de estreitamento de relação entre o Executivo municipal e a instituição de ensino, no intuito de firmar parcerias que possam contribuir para a conquista de avanços nas áreas turismo e lazer em Cuiabá.
“Cuiabá é uma cidade chegando aos 300 anos de história e com diversas belezas naturais. Então, precisamos criar condições de explorar melhor essas qualidades. Iniciamos esse processo pelo trabalho de revitalização da Praça Alencastro e estamos estendendo para outros espaços. Quero dar vida ao Centro Histórico, que é o coração da cidade, mas sem esquecer os bairros mais afastados. Por isso, tenho o planejamento de ampliar a criação de parques públicos, fazendo uma melhor redistribuição dessas áreas de lazer”, comentou o prefeito.
Conforme o diretor geral do Campus Octayde Jorge da Silva, Cristovam Alano, por meio do curso de bacharelado em Turismo, a unidade central está buscando preparar os estudantes para trabalharem no turismo receptivo. Segundo ele, atualmente, os agentes turísticos atuam muito mais enviando cuiabanos para outras cidades e países do que trazendo pessoas de outras cidades para a capital mato-grossense.
“Estamos trabalhando para que a gente possa definitivamente desenvolver os potenciais turísticos de Cuiabá. O campus é um ambiente que vive e respira a nossa Capital, onde temos uma grande tradição e, por esse motivo, queremos estar junto a Prefeitura nessas ações visando os 300 anos. Queremos deixar todas as possibilidades abertas para as necessidades que irão beneficiar nossa cidade”, argumentou Alano.
O diretor geral com Campus Bela Vista, Deiver Alessandro Teixeira, destacou que sua unidade pode colaborar com questões relacionadas à gestão ambiental, possibilitando a criação de espaços sustentáveis de recreação. “A unidade do Bela Vista possui apenas 10 anos, mas já é cheia de potencial. Temos um trabalho focado nas áreas de química e meio ambiente, onde existem diversos profissionais que poderiam auxiliar muito nesse projeto de criação de novos parques. Tanto do ponto de vista ambiental quanto do químico é plenamente possível que consigamos colaborar”, pontuou Deiver.
Também participaram do debate o diretor municipal de Agricultura e Abastecimento, Juarez Fiel Alvez, e a diretora de Planejamento do IFMT, Gláucia Mara de Barros.