Política

Prefeitura busca parceria do Estado para inaugurar UPA 24 horas

A Prefeitura de Várzea Grande tem a expectativa de inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do município até o fim do mês de agosto. O funcionamento do local só será possível se a parceria com o Governo Estadual e Federal se concretizar.

Nesta segunda-feira (01), o vice-prefeito da cidade, Dr. Arilson Arruda (PRTB) e o secretário de saúde de VG, Cassius Clays Azevedo, estiveram reunidos com os secretários do Estado, Marco Bertulio (Saúde) e Gustavo Oliveira (Planejamentos Estrategicos) e trataram sobre o valor do custeio da UPA.

No acordo firmado entre os entes públicos, ficou determinado que a União deve ficar responsável por arcar com 50% do custeio, Estado e Município dividirão a outra parcela dos R$ 1,2 milhões mensais necessários para “tocar” a unidade de saúde.

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande está confiante com o andamento dos trabalhos e com a confirmação da parceria do Governo do Estado para abertura da Unidade. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público e empresa MRV construtora, designa a MRV a compra de equipamentos. 

"Faço questão de estar participando de todas as etapas do processo no funcionamento da UPA  desde aquisição de equipamentos, recursos humanos e contratação da equipe médica para dar agilidade aos procedimentos e o mais breve possível poder fazer a entrega da UPA à população várzea-grandense. Essa parceria com o Governo do Estado ampliará o número de atendimento e consequentemente a redução de filas", ressaltou o secretário municipal.  

Segundo o vice-prefeito, o próximo passo é reunir com a equipe técnica tanto do Estado quanto do município para promover os ajustes finais. Estes encontros serão preparatórios para a reunião já agendada com o Ministério da Saúde.  

“A UPA funcionará como porta de entrada, e a partir dela serão feitas as triagens e se necessário for, os usuários serão encaminhados as unidades responsáveis para os devidos procedimentos e encaminhamentos. Precisamos massificar essa ideia. A Unidade 24 horas não será de internação e sim para os primeiros socorros", explicou Dr. Arilson.  

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões