Foto/Ahmad Jarrah
O prefeito Mauro Mendes assinou nesta quarta-feira (21) convênio com as quatro cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Cuiabá para dar assistência social os trabalhos registrados.
As cooperativas terão seis meses para adequação da estrutura e durante este período receberão R$ 26 mil pelos serviços ambientais prestados. Após o período de reestruturação, deverão cumprir a meta de coletar 67,5 mil toneladas de resíduos recicláveis por mês. A partir daí, cumprindo o estabelecido, receberão R$ 45 mil. Assinaram o convênio as cooperativas Coorepam, Coopermar, Acamarc e CoopUnião. O prazo para retirada dos catadores do lixão em Cuiabá vence no dia 31 de dezembro.
O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, disse que as cooperativas deverão cumprir os serviços de segregação, descarte, coleta e transporte, triagem, classificação e comercialização dos resíduos, além de prestar informações ambientais, promovendo o conhecimento sobre coleta seletiva para os moradores.
“Caberá à prefeitura monitorar o programa, fiscalizar as metas, fazer a gestão dos recursos e acompanhar e apoiar as cooperativas para que possam desenvolver da melhor forma a prestação de serviços ambientais, pois com a retirada esses resíduos deixam de contaminar o meio ambiente”.
Atualmente, cerca de 45 mil toneladas de resíduos são coletados ao mês pelas cooperativas. (Com Assessoria)