Cidades

Prefeitura assina convênio com cooperativas de catadores de recicláveis

Foto/Ahmad Jarrah

O prefeito Mauro Mendes assinou nesta quarta-feira (21) convênio com as quatro cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Cuiabá para dar assistência social os trabalhos registrados.

As cooperativas terão seis meses para adequação da estrutura e durante este período receberão R$ 26 mil pelos serviços ambientais prestados. Após o período de reestruturação, deverão cumprir a meta de coletar 67,5 mil toneladas de resíduos recicláveis por mês. A partir daí, cumprindo o estabelecido, receberão R$ 45 mil. Assinaram o convênio as cooperativas Coorepam, Coopermar, Acamarc e CoopUnião. O prazo para retirada dos catadores do lixão em Cuiabá vence no dia 31 de dezembro.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, disse que as cooperativas deverão cumprir os serviços de segregação, descarte, coleta e transporte, triagem, classificação e comercialização dos resíduos, além de prestar informações ambientais, promovendo o conhecimento sobre coleta seletiva para os moradores.

“Caberá à prefeitura monitorar o programa, fiscalizar as metas, fazer a gestão dos recursos e acompanhar e apoiar as cooperativas para que possam desenvolver da melhor forma a prestação de serviços ambientais, pois com a retirada esses resíduos deixam de contaminar o meio ambiente”.

Atualmente, cerca de 45 mil toneladas de resíduos são coletados ao mês pelas cooperativas. (Com Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.