DESTAQUE 4 Plantão Policial

Prefeitura apreende mercadorias com ambulantes irregulares no Centro

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou, na tarde desta quarta-feira (13), a apreensão de mercadorias de ambulantes que ocupavam irregularmente calçadas na região central da capital. A ação, pontual e de caráter excepcional, ocorreu na Avenida Isaac Póvoas, como parte do trabalho de fiscalização contínua para garantir a livre circulação de pedestres.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que a medida foi necessária diante do descumprimento do acordo firmado entre os comerciantes ambulantes e o Executivo municipal. Em junho deste ano, a Travessa Desembargador Lobo, nas proximidades da Praça Ipiranga, foi definida como espaço provisório para os ambulantes, após reuniões entre prefeitura, trabalhadores e vereadores.

“Nós estamos monitorando constantemente a região central. Não há mais etapa de notificação ou pedido de retirada: em casos de irregularidade, fazemos a apreensão imediata do material. Nosso interesse é que a Travessa Desembargador Lobo seja o ponto oficial desses trabalhadores e, para isso, é fundamental que respeitem o pactuado: não obstruir calçadas e não invadir áreas destinadas aos pedestres”, afirmou.

A secretária ressaltou que a proibição do uso de calçadas para a exposição de produtos é válida tanto para os vendedores ambulantes quanto para os lojistas. Segundo Juliana, a fiscalização contínua busca evitar a reincidência. “Queremos que essa apreensão sirva como alerta para que outros não descumpram as regras. É uma questão de respeito ao espaço público e ao acordo estabelecido”, completou.

Em maio de 2025, a Secretaria Municipal de Ordem Pública emitiu notificações públicas aos comerciantes ambulantes da região central, conforme recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), para a desocupação das calçadas. Também foi iniciado o processo de cadastramento pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico para os comerciantes que optassem pela realocação no Shopping da Orla. No entanto, diante da definição do espaço provisório, a maioria optou por se estabelecer na Travessa Desembargador Lobo. A Prefeitura estuda alternativas para a área, incluindo um projeto para transformá-la em calçadão.

Serviço

A Secretaria Municipal de Ordem Pública recebe denúncias relacionadas à ocupação irregular de calçadas pelo sistema Web Denúncias, disponível no site da Sorp: https://sorp.cuiaba.mt.gov.br. No portal, o cidadão pode enviar fotos, localização e outras informações sobre a denúncia que requeira a fiscalização do Poder Público municipal.

https://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias/prefeitura-apreende-mercadorias-com-ambulantes-irregulares-no-centro

Com Assessoria

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em