Foto: Andréa Lobo / Arquivo CMT
Após a fiscalização do Pronto Socorro de Cuiabá, pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), a Prefeitura da capital por meio de nota oficial admitiu as falhas e convocou o órgão para ajudar na fiscalização dos médicos no cumprimento de seus horários na respectiva unidade de saúde. Também disse que está tentado resolver os problemas apresentados na estrutura com a construção de outras duas unidades de tratamento.
Conforme a nota a gestão municipal reconhece muitos dos problemas e sugere também que sejam realizadas outras fiscalizações em unidades localizadas no interior do Estado, e na rede privada de Saúde, pelo fato de que o mau funcionamento de tais setores, afetam diretamente o sistema público de saúde da Capital.
Esclareceu ainda que, muitas das questões relatadas pelo CRM-MT se devem ao fato de que o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá é a única unidade de referência para Mato Grosso e Estados vizinhos, atendendo de portas abertas, a todas as pessoas que o procuram, 24 horas por dia, seja para urgências, emergências e cirurgias.
A Prefeitura de Cuiabá reconhece que há deficiência de pessoal em relação às unidades de saúde, por isso realizou Concurso Público, empossou 47 médicos e até o final do ano deve convocar mais 85 profissionais de diversas especialidades, além de 680 agentes comunitários de saúde e de endemias. Apesar de alguns desses profissionais já trabalharem na rede como contratados, como denunciou o Jornal Circuito Mato Grosso.
Veja a nota na integra:
Com relação à fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) no Pronto Socorro Municipal, a Prefeitura de Cuiabá, manifesta total apoio a iniciativas como essa, até como subsidio para que a gestão possa solucionar os problemas apontados.
A gestão municipal reconhece muitos dos problemas e sugere também que sejam realizadas outras fiscalizações em unidades localizadas no interior do Estado, e na rede privada de Saúde, pelo fato de que o mau funcionamento de tais setores, afetam diretamente o sistema público de saúde da Capital.
Esclarece ainda que, muitas das questões relatadas pelo CRM-MT se devem ao fato de que o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá é a única unidade de referência para Mato Grosso e Estados vizinhos, atendendo de portas abertas, a todas as pessoas que o procuram, 24 horas por dia, seja para urgências, emergências e cirurgias.
A Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Saúde não têm medido esforços para tentar amenizar os problemas, investindo maciçamente na construção e entrega à população de novas unidades de saúde como de três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a entrada em funcionamento do Hospital São Benedito e o início das obras do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal, no Bairro Ribeirão do Lipa. Essa obra aliás que vinha sendo prometida e protelada há mais de 20 anos e agora está sendo implementada pelo município.
Além disso, vem trabalhando na melhoria da estrutura e modelo de atendimento à população com a implementação do Plano de Saneamento das Filas de Consultas, Exames e Cirurgias, que pretende diminuir o tempo de espera dos pacientes por um atendimento, priorizando a regulação e as questões ligadas à segurança.
A Prefeitura de Cuiabá reconhece que há deficiência de pessoal em relação às unidades de saúde, por isso realizou Concurso Público, empossou 47 médicos e até o final do ano deve convocar mais 85 profissionais de diversas especialidades, além de 680 agentes comunitários de saúde e de endemias.
A Prefeitura aproveita o esforço do CRM-T para sugerir uma parceria permanente também quanto à fiscalização dos profissionais médicos no cumprimento das suas respectivas escalas de trabalho que nem sempre são cumpridas.
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