Cidades

Prefeitura admite erros no PS, mas cobra horários de médicos

Foto: Andréa Lobo / Arquivo CMT

Após a fiscalização do Pronto Socorro de Cuiabá, pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), a Prefeitura da capital por meio de nota oficial admitiu as falhas e convocou o órgão para ajudar na fiscalização dos médicos no cumprimento de seus horários na respectiva unidade de saúde. Também disse que está tentado resolver os problemas apresentados na estrutura com a construção de outras duas unidades de tratamento.

Conforme a nota a gestão municipal reconhece muitos dos problemas e sugere também que sejam realizadas outras fiscalizações em unidades localizadas no interior do Estado, e na rede privada de Saúde, pelo fato de que o mau funcionamento de tais setores, afetam diretamente o sistema público de saúde da Capital.

Esclareceu ainda que, muitas das questões relatadas pelo CRM-MT se devem ao fato de que o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá é a única unidade de referência para Mato Grosso e Estados vizinhos, atendendo de portas abertas, a todas as pessoas que o procuram, 24 horas por dia, seja para urgências, emergências e cirurgias.

A Prefeitura de Cuiabá reconhece que há deficiência de pessoal em relação às unidades de saúde, por isso realizou Concurso Público, empossou 47 médicos e até o final do ano deve convocar mais 85 profissionais de diversas especialidades, além de 680 agentes comunitários de saúde e de endemias. Apesar de alguns desses profissionais já trabalharem na rede como contratados, como denunciou o Jornal Circuito Mato Grosso.

Veja a nota na integra:

Com relação à fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) no Pronto Socorro Municipal, a Prefeitura de Cuiabá, manifesta total apoio a iniciativas como essa, até como subsidio para que a gestão possa solucionar os problemas apontados.
A gestão municipal reconhece muitos dos problemas e sugere também que sejam realizadas outras fiscalizações em unidades localizadas no interior do Estado, e na rede privada de Saúde, pelo fato de que o mau funcionamento de tais setores, afetam diretamente o sistema público de saúde da Capital.
Esclarece ainda que, muitas das questões relatadas pelo CRM-MT se devem ao fato de que o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá é a única unidade de referência para Mato Grosso e Estados vizinhos, atendendo de portas abertas, a todas as pessoas que o procuram, 24 horas por dia, seja para urgências, emergências e cirurgias.
A Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Saúde não têm medido esforços para tentar amenizar os problemas, investindo maciçamente  na construção e entrega à população de novas unidades de saúde como de três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a entrada em funcionamento do Hospital São Benedito e o início das obras do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal, no Bairro Ribeirão do Lipa. Essa obra aliás que vinha sendo prometida e protelada há mais de 20 anos e agora está sendo implementada pelo município.
Além disso, vem trabalhando na melhoria da estrutura e modelo de atendimento à população com a implementação do Plano de Saneamento das Filas de Consultas, Exames e Cirurgias, que pretende diminuir o tempo de espera dos pacientes por um atendimento, priorizando a regulação e as questões ligadas à segurança.
A Prefeitura de Cuiabá reconhece que há deficiência de pessoal em relação às unidades de saúde, por isso realizou Concurso Público, empossou 47 médicos e até o final do ano deve convocar mais 85 profissionais de diversas especialidades, além de 680 agentes comunitários de saúde e de endemias.
A Prefeitura aproveita o esforço do CRM-T para sugerir uma parceria permanente também quanto à fiscalização dos profissionais médicos no cumprimento das suas respectivas escalas de trabalho que nem sempre são cumpridas.

Problemas continuam após greve na saúde pública de Cuiabá

Greve dos médicos chega ao fim após 17 dias de paralisação

Fotos mostram hospital alagado por urina

Servidores da saúde protestam por melhores condições de trabalho

 

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.