Cidades

Prefeitura acompanha implantação do projeto piloto do Hora Estendida

Foto: Jorge Pinho 

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, e a diretora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos, estiveram, nesta terça-feira (30), no Centro Municipal de Educação (CMEI) Oscar Amélito, para verificar a execução do programa Hora Estendida.O acompanhamento do projeto piloto, lançado pela prefeitura de Cuiabá, em abril deste ano, segue à risca dentro da proposta de implantação inicial que prevê, ao longo de 90 dias, o aperfeiçoamento e adequações de acordo com a necessidade da unidade.

"Estamos indo verificar de perto a implantação desta importante proposta do prefeito Emanuel Pinheiro. O prefeito tem a preocupação de estar acompanhando de perto as necessidades das pessoas. Essa é a gestão humanizada que ele e nós defendemos. Então, estamos no CMEI acompanhando o pai e a mãe da criança buscar seu filho nesse tempo a mais e verificando a eficácia do programa que atende a realidade da comunidade", disse a secretária Edilene.

Atualmente, o projeto tem 12 crianças cadastradas, cujos pais se alternam nos horários e dias diferentes, conforme suas necessidades e expedientes, para buscar a criança após às 18 horas, horário habitual de encerramento das atividades, porém estendido em 1 hora, de acordo com a proposta do programa.

Durante este um mês de implantação, foi registrado apenas uma saída de criança às 19h30, horário limite do tempo estendido. As demais crianças variam entre 18h30  e 19h para serem buscadas pelos pais e responsáveis legais.

Ao longo dos  de execução do piloto, o CMEI foi se adaptando à Hora Estendida como detalha a diretora da unidade infantil, Ádila Andrade. “Antes, os portões eram abertos às 17h e os pais tinham até 18h para pegar todas as crianças. Já hoje, a partir das 18h, ficam na escola aquelas que têm direito ao horário estendido. Portanto, ficou mais clara esta organização”, explicou.

Dentro desse espaço-tempo a mais oferecido pelo município de Cuiabá, as crianças praticam atividades pedagógicas e outras como brincadeiras, cantigas, cirandas e massinha de modelar, entre outras.

Conforme explica a diretora, a Hora Estendida tem colaborado de forma positiva no processo cognitivo das crianças. “Parece que à noite e com o silêncio elas ficam mais à vontade para brincar, e fazer novas descobertas. Pois, a criança tem um mundo de livros e brinquedos e vivências só para ela. Só dela”, pontuou.

A execução do programa é possível pela voluntariedade das Técnicas em Desenvolvimento Infantil (TDI), quais, por meio de uma reorganização da jornada de trabalho, sem oneração da carga horária e da folha salarial, atendem a criança por um tempo maior.   

A exemplo, a pedagoga Adriana Araújo, TDI do Oscar Amélito, externa a gratidão de contribuir um pouco mais na vida destas crianças. "Eu me coloco no lugar das mães que agora podem sair mais tranquilas do seu trabalho, sabendo que seu filho está bem, alimentado e bem cuidado. Isso é gratificante”, contou sorridente.

Entre os responsáveis pelas crianças atendidas no Hora Estendida está Elisandra de Arruda, mãe de dois alunos do CMEI. A responsável por duas crianças, uma de cinco meses e outra de três anos, explica que um dos reflexos positivos percebido foram percebidos em casa. “A Amanda era mais quietinha e hoje já se solta mais. Às vezes, até chora nos finais de semana, pedindo para vir para a creche”, explicou a mãe .

Desde sua implantação, equipes da Secretaria Municipal de Educação fazem visitas semanais à unidade, durante o período estendido, para verificar a execução piloto de funcionamento do programa, a fim de elaborar relatórios de aperfeiçoamento e de adequação técnica. O prazo para este trabalho inicial é de 90 dias a partir da sua efetivação sendo elaborado por uma comissão instituída.

Programa

O programa Hora Estendida, respaldado pela Constituição Federal, institui o redimensionamento da jornada de trabalho dos profissionais da unidade para garantir a permanência da criança na unidade educacional em 1h30 a mais do horário habitual.

Deste modo, a unidade, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), projetou a reorganização da escala diária dos profissionais, envolvidos por adesão espontânea, mediante a um horário diferenciado de entrada e saída que garante o custo zero da proposta sob o ponto vista da jornada de trabalho.

Fonte: Assessoria 

Redação

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