A eleição que irá definir a nova presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) ocorre nesta segunda-feira a partir das 8h. A votação se estende até as 17h e se dará por meio de urna eletrônica requerida ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).
Todos os prefeitos associados à entidade devem participar da votação que se dará apenas de forma presencial.
O pleito é o mais disputado dos últimos anos, tendo em vista que as últimas eleições o atual presidente Neurilan Fraga foi reconduzido ao cargo por aclamação.
Este ano, contudo, ele irá enfrentar nas urnas o prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin (MDB). O emedebista apresentou o seu nome para a disputa pregando renovação, tendo em vista que Neurilan já está em busca do seu quinto mandato.
De acordo com a Comissão Eleitoral da AMM, no dia da eleição será feita a composição da mesa receptora de votos com a primeira chamada às 8h, e caso não haja quórum necessário, a segunda chamada será às 9h.
Após o início da assembleia geral extraordinária, será feita a abertura da eleição com a emissão da zerésima da urna na presença dos candidatos, seus fiscais e membros da comissão eleitoral, para identificação e comprovação de que na urna estão registrados os candidatos e que nenhum deles computa voto. O término está previsto para 17h, com a impressão dos boletins de urna.
Briga judicial
Bortolin tentou tirar Neurilan da disputa por meio de ação judicial. O emedebista até conseguiu invalidar a sua candidatura, mas o atual presidente conseguiu reverter a situação.