Atrasos de pagamentos e o aval da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para implantação da Lei nº 9870, aprovada pela Assembleia Legislativa dia 28 de dezembro de 2012, no “apagar das luzes”, também foram tema da pauta. Essa lei propõe uma diminuição de 50% dos recursos da saúde para os municípios o que provocou reação de revolta nos presentes.
Comandados pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, que se colocou veementemente contra, alguns prefeitos se mostravam atordoados com lei aprovada e demonstraram puro desconhecimento além de se sentirem meio traídos, uma vez que o próprio Executivo é o autor.
O Secretário estava com firme propósito de conseguir com que os membros da CIB dessem o aval para que a lei fosse implantada, uma vez que é o último passo para que seja regulamentada.
Ao longo da reunião e com as explicações dadas pelo Secretário Mauri, os prefeitos começaram a tomar pé da situação e, na votação final, não avalizaram a lei e marcaram nova data para se encontrarem. O processo será encaminhado pela AMM que se comprometeu a fazer convites para representantes do Governo Estadual e Assembleia Legislativa.
Esse encontro acontecerá, provavelmente, na semana que vem.
Por Rita Anibal, da reportagem
Fotos: Diego Frederici