Foram entregues ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli os planos elaborados pelas prefeituras de Várzea Grande, Primavera do leste, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Juína, Nova Mutum, Campo Verde, Guarantã do Norte, poconé e Campo Novo do Parecis.
“Entendemos que nenhuma gestão tem como funcionar se não for através de um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo. Municípios precisam trabalhar a partir de metas pré-estabelecidas”, afirmou o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB).
O parlamentar pontuou ainda, que o município de Várzea Grande cresceu de forma desordenada e por conta disso precisa de uma atenção maior no sentido de viabilizar um planejamento bem elaborado. Ele observou também que a cidade possui muitas demandas sociais e estruturais e que melhorias nessas áreas estão sendo colocadas como prioridade no planejamento estratégico do município.
O prefeito de Juína, Hermes Bergamim (PMDB), alega que a gestão buscou ouvir a população no momento de realizar o planejamento, no sentido de saber quais são as reias necessidades e anseios da população. “Fazemos uma gestão ouvindo as pessoas. Neste sentido elaboramos um planejamento para os próximos 20 anos, levando em consideração questões ambientais, econômicas, agrícolas, de mineração, que são fundamentais na nossa região”, explicou o peemedebista.
Planejamento
Ao todo, 20 municípios mato-grossenses aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), elaborado pelo TCE. As cidades com maior número de habitantes e com maiores orçamentos foram as selecionadas para participar desta primeira etapa do plano.
“O nosso programa visa à melhoria da gestão pública, do gasto público, no sentido de que a população tenha serviços prestados de qualidade, seja na saúde, na educação, na segurança pública, enfim em qualquer área do serviço público”, pontuou o presidente do TCE, José Carlos Novelli.
A prefeitura de Sinop foi a primeira a entregar o planejamento estratégico, seguida pelas prefeituras de Sorriso, Cáceres, Barra do Garças e Tangará da Serra.
“Temos um resultado fantástico, recebendo hoje o planejamento de mais dez prefeitos”, afirmou o conselheiro.
A meta, segundo Novelii é que ainda no final deste mês o TCE receba os planejamentos das prefeituras Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Bugres e Lucas do Rio Verde.