Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou, nesta sexta-feira (20), que até a próxima semana a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deverá cadastrar o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Cuiabano para receber recursos do Novo PAC de Mobilidade do Governo Federal. Pinheiro garante que a ideia está sendo muito "bem-vista" em Brasília.
Gestor municipal afirmou que conversou com o deputado federal Emanuelzinho (MDB) e e foi informado sobre a cobrança para o cadastro do projeto.
"O pessoal responsável por isso, junto ao Ministério, junto à coordenação do PAC, entrou em contato com o deputado Emanuelzinho antes de ontem, falando que não tinha sido cadastrado ainda e que eles estão esperando com muita ansiedade o cadastramento do VLT Cuiabano, pois já há uma simpatia generalizada da área técnica", disse.
Equipe técnica da Semob já desenhou o projeto básico e, na segunda-feira (23), será realizada uma reunião da equipe da prefeitura com o pessoal de Brasília por videoconferência, onde serão acertados os detalhes que faltam para realizar o cadastro do projeto no PAC.
Emanuel reiterou sua preferência pelo VLT e relembrou que presidiu uma comissão pela recuperação e conclusão das obras do VLT na Assembleia Legislativa, antes de ser eleito prefeito da Capital em 2016. Para ele, os cuiabanos não podem se contentar com pouco e chamou o BRT de "carroça".
"Eu vou trazer carroça de novo para cá, a troco de quê? BRT foi sucesso 50 anos atrás em Curitiba, quando Jaime Lerner teve o primeiro mandato dele de prefeito e idealizou os corredores exclusivos de ônibus. Aí agora, 50 anos depois, com mais de R$ 1 bilhão gasto, Cuiabá perde a oportunidade de ter um meio de transporte moderno, sustentável, que dá dignidade aos usuários de transporte coletivo, que impacta o desenvolvimento econômico, que valoriza a cidade, que muda completamente o conceito de desenvolvimento urbano? As principais cidades do Brasil e do mundo estão largando o BRT e indo para o VLT”, finalizou.
Troca de modal
Idealizado para a Copa do Mundo de 2014, o VLT nunca foi concluído e seus trilhos causavam acidentes em Cuiabá e Várzea Grande. Em 2020, o governador Mauro Mendes (União) decidiu por trocar o VLT pelo BRT, justificando que os ônibus seriam mais viáveis. Desde então, Emanuel e Mauro travam batalha inclusive judicial para que o BRT seja instalado, visto que Cuiabá não concorda. Mauro venceu e o BRT já está em fase de implantação, com remoção dos trilhos e negociação de venda dos vagões do VLT.