A Câmara de Cuiabá vai votar um novo empréstimo a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro. A quantia solicitada desta vez é de R$ 125 milhões e deve ser destinada para obras de infraestrutura. A mensagem do Executivo seria votada nesta quinta-feira (30), mas foi retirada de pauta.
“A presente proposta traz a autorização para o município de Cuiabá, firme contrato de operação de crédito, destinado exclusivamente a realização de obras públicas de relevante interesse da população. As obras trarão melhoria na infraestrutura urbana, e contemplam a qualificação viária do município e outras adequações de vias, o que promoverá considerável melhoria da mobilidade urbana municipal”, diz trecho da mensagem.
O empréstimo, se aprovado, deve ser contraído junto à CEF (Caixa Econômica Federal) via o programa Finasa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).
Este é o segundo pedido o prefeito Emanuel Pinheiro envia para votação da Câmara em menos de dez meses. O anterior, aprovado em dezembro do ano passado pelos vereadores, autorizou o Executivo a contrair dívida de 115 milhões de dólares junto ao CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) – cerca de R$ 450 milhões.
Conforme o secretário Antônio Roberto Possas de Carvalho, o empréstimo do CAF será destinado para obras voltadas infraestrutura, mobilidade e social e não deve ser efetivado neste ano. “Em nada os empréstimos tem haver um com o outro. O CAF é empréstimo de longo prazo que não tem nenhuma previsão de sair neste ano, é um desembolso em quatro anos. O da Caixa Econômica é só para infraestrutura urbana”.