Nesta segunda-feira (02), o Prefeito da Capital Mauro Mendes (PSB) decretou a intervenção por 180 dias no sistema de abastecimento de água e esgoto de Cuiabá, comandando pela concessionária CAB Cuiabá.
Foi constatado pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados de Cuiabá (Arsec), que a qualidade da água tratada e distribuída em Cuiabá, está abaixo dos padrões técnicos de portabilidade exigidos. Os dados foram emitidos pela própria CAB Cuiabá e coloca em risco a saúde da população. A Arsec questionou ainda a omissão de informação quanto aos serviços prestados pela concessionária.
A prefeitura informou ainda que já aplicou 50 notificações, 19 autos de infrações e 7 multas contra a empresa. Um dos resultados da auditoria comprovou a existência de fraudes em contratos firmados entre a CAB e fornecedores. Segundo a prefeitura, a empresa estaria afastando novos investidores da construção civil, por falta de projetos de esgotamento sanitário e água.
O prazo de 180 dias pode ser prorrogado e nesse período os diretores da concessionária serão afastados. O secretário municipal de Obras Públicas, Marcelo de Oliveira, terá o prazo de 30 dias para mostrar um plano emergencial com ações e investimentos necessários para aumentar a produção de água, melhorar o índice da qualidade da água e apresentar um relatório contendo os principais indicadores financeiros operacionais de investimentos da empresa.
O prefeito Mauro Mendes (PSB) não descarta que o município passa assumir administração da água e esgoto na Capital.
(Com informações Gazeta Digital)