Após nove meses de gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou a primeira unidade de básica de saúde neste último sábado (16). Com um custo de R$ 66 mil, a Unidade de Saúde da Família (USF) São João Del Rey e Novo Milleniun passará a atender mais de 10 mil moradores da região.
No espaço São João Del Rei, a equipe é composta por 18 profissionais sendo um clínico geral, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, nove agentes comunitários de saúde, quatro agentes operacionais e uma recepcionista. Enquanto no Novo Milenium são 14, sendo um clínico geral, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, sete agentes comunitários de saúde, dois agentes operacionais e uma recepcionista.
A secretária municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo, lembrou os sérios problemas estruturais que a unidade enfrentava desde 2015, quando operava em uma casa alugada na Rua 11 do São João Del Rey.
“Aquele local além de não oferecer acessibilidade aos usuários, dificultava o atendimento dos próprios profissionais da saúde. Inclusive eles estavam impedidos de vacinar a população, pois, a rede elétrica não suportava os equipamentos necessários”, relatou.
A unidade recebeu 60 câmaras frias de última geração para suprir a necessidade de armazenamento das vacinas na rede.
Elizabeth também ressaltou o destrave da construção da UBS do São João Del Rey. “Ela será construída na popular Avenida da Feira beneficiando outros 10 bairros da região”, destacou a secretária.
Emanuel Pinheiro afirmou que o eixo da gestão está na Atenção Básica, mas com olhos também para as Atenções Secundárias e Terciárias, o prefeito lembrou que outras obras englobam o projeto de estruturação e reestruturação. Dentre elas, a nova sede da Vigilância Sanitária, entregue em maio deste ano.
“Na gama de obras que entregaremos visando melhorias na saúde estão outras quatro UBS, um novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD III) e duas Unidades de Acolhimento. Todas serão entregues este ano. E para coroar as ações vamos entregar o Novo pronto Socorro no aniversário de 299 anos da Capital. 16 novas UBS serão construídas e a previsão de lançamento é para o final de 2017. Já as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Leste e Oeste e as 50 novas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) serão entregues até o fim da gestão. Todas essas obras e trabalhos estão sendo realizadas pelo povo e para o povo porque eles são a razão de estarmos aqui” ressaltou o gestor.
Há oito anos atuando na USF contemplada, a médica Fernanda Fernandes pontua que essas melhorias de fato refletem nas bases. “Infelizmente atuávamos em condições precárias aqui na unidade e onde estávamos alocados nos deparávamos com uma série de entraves. Tudo isso refletiu na vida dos pacientes que se tornavam impacientes. Agora, mesmo com a recepção cheia por conta da vacinação, percebemos a calmaria. Tenho certeza que a população ficou tão feliz quanto nós com essa atuação da Secretária de Saúde. Pois isso foi refletido na calmaria da recepção mesmo com casa cheia por conta da vacinação”.
A dona de casa Marlene Alves reforça as falas da médica e diz que nunca ficou tão feliz por entrar em sua unidade de referência. “Era muito difícil e triste entrar aqui. Nos dias de chuva alagava tudo. Na seca o calor era insuportável e não tinha cadeiras para todos, pois a grande maioria estava quebrada. Estou muito feliz em ver a recepção com todo mundo sentado e confortável nesse ar condicionado. É isso que nós precisamos, de bom atendimento”, finalizou a paciente da unidade.