DESTAQUE 4 Jurídico

Prefeito e vice de Alta Floresta têm chapa cassada por fraude e abuso dos meios de comunicação

O prefeito de Alta Floresta, Valdemar Gamba, e o seu vice Robson Quintino de Oliveira foram cassados por decisão da Justiça Eleitoral pelos crimes de fraude e abuso dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2024. A medida atende ao pedido do Ministério Público Eleitoral da 24ª Zona. Também foram representados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) Alan Rodrigues da Silva e Danúbio Ferreira de Souza Santos.

A sentença determinou a cassação dos diplomas dos candidatos eleitos, anotação de inelegibilidade para os quatro representados por oito anos, realização de eleição suplementar e reparação civil dos custos da nova eleição pelos representados.

Conforme a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, Alan Rodrigues da Silva, proprietário da conta no Instagram @altaflorestamilgrau, criou uma página reserva na rede social denominada @altaflorestamilgrauof. Sem comunicação prévia aos seguidores, o perfil foi renomeado para @chico.gamba e usado para propaganda eleitoral de Valdemar Gamba e Robson Quintino.

Sem perceber a mudança, a maioria dos seguidores foi exposta à propaganda eleitoral sem consentimento.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a estratégia permitiu que os candidatos atingissem diretamente cerca de 30 mil seguidores, escapando do controle formal de gastos de campanha. Inclusive, autoridades locais, como juízes e promotores, foram induzidas a seguir a página sem consentimento, o que poderia causar suspeição.

Ademais, a chapa adversária não teve acesso a um canal de comunicação similar, causando desequilíbrio.

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.