Cidades DESTAQUE 4

Prefeito e secretários monitoram estragos e traçam ações durante temporal em Cuiabá

Alessandra Marques

A Prefeitura de Cuiabá alerta para as chuvas intensas que ultrapassaram os 100 milímetros em um curto espaço de tempo, provocando alagamentos em diversas regiões urbanas e afetando praticamente todos os córregos da capital. Diante do cenário, o prefeito Abilio Brunini fez um alerta à população e reforçou o trabalho da Defesa Civil, que está em campo atuando para minimizar os impactos.

“Passamos por um momento extremamente imprevisível agora há pouco. Caiu mais de 100 milímetros de chuva em pouco tempo, uma chuva muito forte e intensa, que causou alagamentos em praticamente todos os córregos da cidade e em diversas regiões urbanas”, afirmou o prefeito, que vistoria os pontos afetados nesta terça-feira (8).

Entre os locais mais afetados está a região da Upa do bairro Jardim Leblon, onde uma obra mal executada agravou a situação e prejudicou o funcionamento da unidade.

O prefeito pediu cautela aos moradores e orientou que evitem circular por avenidas localizadas em áreas mais baixas ou próximas a córregos. “Evitem também as avenidas que já são conhecidas por alagamentos, como a Prainha, a região do Porto e outros pontos críticos”, alertou.

O prefeito também se colocou à disposição para auxiliar. “Se você souber de alguém em situação de vulnerabilidade, com a casa alagada ou correndo risco, entre em contato conosco. Pode chamar diretamente a Defesa Civil ou até me marcar nas redes sociais, caso esteja com dificuldade de contato. Vamos enviar ajuda”, garantiu.

Além do Jardim Leblon, os bairros São Mateus, Boa Esperança, Santa Rosa, Pedregal, Dom Aquino e Jardim Tropical também estão sendo monitorados.

Situação na UPA do Leblon

Devido à forte chuva, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon foi severamente afetada por alagamentos, comprometendo sua estrutura e capacidade de atendimento.

“Infelizmente, tivemos essa inundação. Os pacientes mais graves, que estão no bloco de emergência, serão transferidos para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A Central de Regulação já foi acionada, e o prefeito autorizou a contratação emergencial de ambulâncias de empresas privadas para reforçar o transporte”, explicou o diretor técnico da unidade, Romário Barros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acionado para auxiliar na operação. Ao todo, seis pacientes em estado grave estão sendo removidos do box de emergência, e outros 14 da enfermaria também serão encaminhados para outras unidades de saúde.

Neste momento, a orientação é que os pacientes busquem atendimento emergencial nas seguintes unidades: UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, UPA do Verdão e Policlínica do Pedra 90.

Orientação da Defesa Civil de Cuiabá

Em caso de situações de risco, a população pode acionar diretamente a Defesa Civil pelo número 193. O órgão orienta que os motoristas evitem trafegar por áreas de risco. “A previsão era muito inferior a essa. Estamos com os córregos extravasando e invadindo as vias. Solicito que os motoristas permaneçam em locais seguros e não se desloquem para áreas de risco”, afirmou o secretário da Defesa Civil, coronel Alessandro.

Foto Capa: Rennan Oliveira

Fonte: https://cuiaba.mt.gov.br

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.