A Prefeitura de Várzea Grande realizou uma vistoria da estrutura física de abastecimento e distribuição de água no município. A inspeção, feita no último sábado (8) pela prefeita Flávia Moretti, técnicos e secretários, ocorreu nas Estações de Tratamento (ETA) Cristo Rei, Velha, Pari, além das captações nos bairros Potiguar e na Estrada da Guarita.
Segundo Flávia Moretti, o procedimento é fundamental para a elaboração de um plano emergencial de melhoria dos serviços e destaca que a vistoria vai facilitar a adoção de soluções viáveis em curto, médio e longo prazos. “Sabemos que há muitos obstáculos, porém, vamos superá-los”, afirmou a gestora.
O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Carlos Alberto de Araújo, explica que há muitos crimes contra o Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG).
“Já estamos implementando monitoramento em vários pontos da autarquia, além da segurança da Guarda Municipal em diversos pontos, como também, a efetivação de ronda ostensiva. Recentemente, houve roubos de cabos de energia, ações para rompimento de adutoras, vandalismo em diversos equipamentos, entre outros”, explicou.
Força- tarefa
Diante dos recentes problemas que levaram ao colapso no abastecimento de água em toda a cidade, a prefeita Flávia Moretti determinou a criação de um comitê de crise para solucionar os transtornos e unir esforços de todas as secretarias municipais.
Para responder com agilidade às demandas da população, o grupo definiu uma série de medidas emergenciais como: monitoramento e segurança em diversos pontos do DAE-VG, contratação de carros-pipas, instalação de sensores de segurança e transparência na informação repassada aos munícipes.