Visando oferecer mais conforto e dignidade aos pacientes do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), a Prefeitura de Cuiabá promove uma série de intervenções na unidade. O intuito é melhorar a estrutura física do prédio, construído na década de 1970, quando Cuiabá possuía pouco mais de 100 mil habitantes.
Um exemplo disso é a reforma de dois banheiros no piso térreo, que vai reparar também os sistemas de água e esgoto. A última reforma no local foi realizada há 12 anos. “Ligaram a tubulação de água com a de esgoto e quando a descarga era acionada, a água se misturava com os dejetos e voltava toda pelo ralo. Isso não vai mais acontecer”, assegurou o diretor de obras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marcos Tolentino.
Os reparos estão concentrados, inicialmente, no bloco que reúne parte da ortopedia, clínica cirúrgica, UTI pediátrica e administração do Hospital. Nesta semana foi finalizada a troca completa do telhado neste setor; investimento de mais de R$ 140 mil. Saindo das menos resistentes telhas de fibrocimento para as mais duradouras de zinco recobertas com isopor, a troca visa garantir, além da vedação, conforto térmico e acústico aos pacientes e profissionais.
A aproximação do período chuvoso num curto horizonte de tempo fez com que a equipe de obras fosse muito além da mera troca das telhas. A busca pela solução de longo prazo para um velho e conhecido problema da unidade levou à aplicação de uma manta asfáltica em toda laje. “Inclusive a recente chuva no último dia dos pais foi um evento teste. Detectamos um pequeno vazamento que já está sendo consertado. Faremos de tudo para ficar do jeito que a população e os funcionários merecem”.
Outro local alvo de melhorias é o quarto andar. Com capacidade para 34 leitos, as seis enfermarias ortopédicas e cinco clínicas cirúrgicas localizadas no pavimento passam por adequações. As portas de 0,90 cm estão sendo substituídas por outras de 1,10 cm, o que possibilitará a remoção dos pacientes sobre seus próprios leitos. Além disso, o piso está sendo refeito e os banheiros totalmente reformados.
Unidades Básicas
A oferta de um atendimento mais digno à população é uma das principais propostas da Prefeitura de Cuiabá, que iniciou as obras de reforma e ampliação de 19 unidades. Elas têm sido, em sua imensa maioria, executadas por meio de administração direta, o que deve gerar uma economia no custo final de até 30%. O investimento total é de R$ 1,5 milhão oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Porém, algumas obras como a do Programa Saúde da Família (PSF) do Despraiado I e II, a policlínica do Coxipó e os reparos HPSMC são tocadas com recursos da própria gestão.
Os atendimentos à população não estão sendo prejudicados devido às obras. Estão no projeto de estruturação e reestruturação da rede de assistência a construção do novo Pronto Socorro, de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Leste e Oeste, um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD III) e duas Unidades de Acolhimento. A reforma do prédio da Vigilância Sanitária já foi concluída e entregue em maio deste ano. Ao todo, serão construídas mais 14 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A previsão é de que sejam lançadas até o final de 2017.