Mix diário

É preciso fazer o possível para concluir união bancária, afirma integrante do BCE

A união bancária na Europa aumentou a resposta do continente a crises no setor, mas é preciso avançar com o projeto para melhorar o combate a problemas futuros, afirmou a presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), Claudia Buch, em discurso.

“As autoridades e reguladores devem fazer tudo o que podem para completar a união bancária. Agora é o momento certo para tornar o sistema robusto e fechar as lacunas no regime de resolução. Quando mais confiável o regime, menores os incentivos para os bancos assumirem riscos excessivos e menores os custos caso dificuldades surjam.”

Buch ressaltou que há apenas dois anos bancos regionais nos Estados Unidos tiveram problemas e precisaram de ajuda – uma referência à crise dos bancos Silvergate, Silicon Valley e Signature, que exigiu intervenções do governo do país. “Não devemos esquecer desta experiência: para bancos médios também pode fazer sentido usar procedimentos de resolução em vez de insolvência caso a estabilidade financeira seja ameaçada”, afirmou.

Ela pediu mais recursos para o Conselho Único de Resolução bancária conseguir fazer a cobertura também dos bancos médios, e destacou que na Europa, diferentemente do recomendado pelos padrões internacionais, não há um mecanismo para prover liquidez aos bancos que precisem ser desmontados de forma ordenada.

Buch também ressaltou que é preciso avançar com o mecanismo de garantia de depósitos europeu, para reduzir os laços entre os países da zona do euro e as instituições bancárias.

“Os pedidos para um relaxamento da regulação bancária para aumentar a competitividade e o crescimento podem parecer tentadores. Mas no final do dia, são necessárias reformas para abordar as raízes dos problemas do crescimento fraco, estimular a inovação e permitir que as empresas colham mais benefícios do mercado único”.

“A esperança de que uma supervisão e uma regulação mais frouxas compensariam na forma de mais crescimento provavelmente continuará ilusória”, afirmou.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve