Mix diário

Precisamos fortalecer resiliência dos bancos a choques e incertezas, diz membro do BCE

O membro do Comitê Executivo do Banco Central Europeu (BCE) Frank Elderson afirmou que é preciso fortalecer a resiliência dos bancos a choques geopolíticos e incertezas macrofinanceiras. A declaração foi dada em discurso preparado para uma Audiência da Comissão dos Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu, nesta quarta-feira, 28.

Segundo ele, os desdobramentos geopolíticos se tornaram um fator estrutural, afetando os riscos dos bancos tanto direta quanto indiretamente. “Portanto, avaliaremos cenários geopolíticos específicos para cada instituição e seu potencial impacto sobre os bancos”, explicou.

Elderson também avaliou que, embora os bancos tenham feito progressos notáveis na gestão de riscos climáticos e ambientais, o impacto da materialização de riscos físicos se intensificará se as medidas de mitigação e adaptação forem insuficientes. Além disso, ele ressaltou a importância de os bancos evitarem interrupções nas operações críticas, mantendo uma forte resiliência operacional.

Para o membro do BCE, os bancos devem se preparar para a digitalização contínua dos serviços financeiros, considerando que a instituição opera em um cenário de risco em rápida evolução, moldado por mudanças tecnológicas aceleradas, fragmentação geopolítica acentuada, ciberameaças, riscos climáticos e ambientais e alterações demográficas, segundo ele.

“É por isso que buscamos a simplificação: combater a complexidade desnecessária ajuda os supervisores a se concentrarem nos riscos mais relevantes e reduz os encargos de conformidade desnecessários para os bancos, apoiando assim a competitividade sem comprometer a resiliência”, acrescentou.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve