Cidades

Pré-conferência debate a situação da saúde na Capital

Foto: Assessoria

Visando discutir os problemas e anseios da comunidade em relação à saúde da região Oeste de Capital, foi realizada neste sábado (03) a segunda etapa das ‘Pré-conferências de Saúde Pública’. O evento, promovido no campi da Unic Barão, contou com a participação de representantes do Executivo e Legislativo Municipal, membros do Conselho de Saúde, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira etapa foi realizada no último dia 27, na região Sul. Na pauta deste sábado, o centro do debate foi nada menos do que a segunda região mais populosa da Capital, com mais de 124 mil pessoas, das quais 61,4 mil são homens e 62,9 mil mulheres. Deste total, 60% possuem entre 20 e 59 anos, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2010/2016).

Dentro dos parâmetros da saúde, informações como gênero e faixa etária refletem diretamente nas linhas de atenção e atuação. “A sociedade civil organizada depende do controle social. Mas muitas pessoas só sabem reclamar de maneira inconsciente, sem ter a noção da importância que uma pré-conferência tem”, pontuou o presidente da Federação Mato-grossense de Bairros (Femab), Walter Arruda.

As pré-conferências são divididas em oito fases, sendo nas quatro regionais (norte, sul, leste e oeste) e outras quatro em comunidades rurais. Elas precedem a ‘12ª Conferência Municipal de Saúde’, que será realizada entre os dias 12 e 14 de julho deste ano, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O tema central é “Pela Manutenção dos Direitos Sociais e Contra o Desmonte do SUS”.

“A participação da comunidade é fundamental para a construção do SUS que desejamos. E as pré-conferências são um espaço democrático, onde as pessoas podem apontar falhas e soluções para os problemas do Sistema. Qualquer um pode participar, dando opinião, criticando e sugerindo. E quanto mais o cidadão cumpre o seu dever de participar, mais ele amplia a possibilidade de usufruir dos seus direitos”, pontuou a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo.

Entre os temas debatidos estão o fortalecimento e ampliação da participação social, modelo de atenção, planejamento e financiamento do SUS e a valorização do trabalho e educação em saúde. As discussões ocorrem de forma descentralizada, visto que as comunidades de cada região possuem suas características sociais e demográficas.

Participaram do evento o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio César de Souza Garcia, e os vereadores por Cuiabá, Abilinho (PSC), Dr. Xavier (PTC) e Paulo Araújo (PP). “A saúde deve ser encarada como prioridade. Para nós, da Câmara Municipal, esta é uma agenda prioritária para a elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA), responsáveis por definir o orçamento do setor no próximo ano”, considerou Xavier.

Ocorre que o relatório final da Conferência servirá de base para a elaboração dos Planos Municipal e, em parte, do Estadual de Saúde, da mesma forma em que dará subsídios às discussões acerca da LDO e LOA de 2018 e 2019. A Conferência é realizada a cada dois anos, conforme estipula a Lei Complementar nº 094/2003.  

Próximas agendas

1.   Dia 07.06 (quarta-feira), das 07h30 às 10h30 – Etapa Rural Rio dos Peixes – Escola Estevão Alves Correia, Rodovia Emanuel Pinheiro, Km 22, Rio dos Peixes.

2.   Dia 08.06 (quinta-feira), das 07h30 às 10h30 – Etapa Rural Guia/Aguaçu, Rua Nossa Senhora da Guia, s/nº (próximo ao Cemitério).

3.   Dia 10.06 (sábado), das 08h às 18h – Regional Leste – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Cuiabá), Rua Major Gama, nº 600, Centro Sul.

4.   Dia 14.06 (quarta-feira), das 07h30 às 10h30 – Etapa Rural Coxipó do Ouro – Centro Comunitário Coxipó do Ouro, Avenida Principal, s/nº, Praça do Rosário.

5.   Dia 20.06 (terça-feira), das 07h30 às 10h30 horas – Etapa  Rural Sul – Escola Novo Renascer – Fazenda Velha (ao lado da Fundação Santiago).

6.   Dia 24.06 (sábado), das 08h às 18h – Regional Norte – Escola Dione augusta Silva Souza, avenida Tuiuiú, nº 45, CPA 4.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.