A etapa regional da 12ª Conferência Municipal de Saúde prossegue no sábado dia (03/06), na Regional Oeste. O evento será na campi da Universidade de Cuiabá (Unic) Barão, das 08 às 18 horas.
Neste final de semana, a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo e o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenador do evento, Julio César de Souza Garcia, abriram as etapas regionais da 12ª Conferência Municipal de Saúde.
A primeira pré-conferência, realizada na Regional Sul da capital, reuniu na Escola de Saúde Pública do Governo do Estado, no sábado (27), 194 representantes do governo, trabalhadores da Saúde e usuários do SUS, para discutir propostas e demandas dos diversos segmentos. As propostas serão levadas à etapa municipal e irão subsidiar as políticas públicas para o segmento.
Durante a abertura, Elizeth de Araújo explicou que o objetivo da conferência, assegurado inclusive na Constituição Federal, é criar espaços para que a comunidade discuta os problemas de saúde e proponha melhorias.
“Esse é o momento que antecede a Conferência Municipal, quando são realizadas as pré-conferências, nas regionais, com a participação de toda a comunidade. É a partir dessa participação que conseguimos ter o olhar de quem utiliza os serviços e verifica as suas necessidades. É um importante espaço de participação social, e uma prioridade da gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, assegurada na legislação do SUS”, disse Elizeth de Araújo.
A Secretária de Saúde lembrou que nesse processo a estruturação e implantação dos Conselhos Gestores foi fundamental. Desde que assumiu a pasta, Elizeth Araújo vem trabalhando nessa sensibilização. Em três meses, de março a maio, foram estruturados e implantados 51 Conselhos Gestores, em algumas das 89 unidades da rede de Atenção Básica – Centros de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família -, um percentual bem maior que a meta estabelecida para 2017, de 33% e, que segundo a Secretária, vai continuar.
“É a partir das discussões dentro dos Conselhos Gestores, que surgem as propostas que agora estão sendo levadas para as pré-conferências e, posteriormente para a conferência municipal, para subsidiar a construção dos planos operativos para cada Regional e, posteriormente, o Plano Municipal de Saúde para quatro anos e outros instrumentos de planejamento e gestão”, destacou Elizeth de Araújo.
O coordenador da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, Julio César de Souza Garcia disse que as conferências são marcos importantes para o controle social na área da Saúde. “São instrumentos que dão o norte à gestão e elencam os anseios da comunidade. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal, como parceiros, organizam esses momentos para levantar as necessidades da população. Dessa vez, vamos conseguir que essas propostas integrem o Plano Municipal de Saúde de forma real, factível e que atenda às demandas da sociedade cuiabana”.
José Mauricio Pereira, presidente da União Coxipoense de Moradores (UCAM), disse que na Regional Sul as principais demandas estão relacionadas ao atendimento e ampliação das ações de governo e cobertura das unidades básicas de saúde. “Hoje temos uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento que está atendendo a demanda da região, mas precisamos de investimentos. A região sul é a que mais cresce na capital, com a implantação de vários condomínios residenciais. Hoje a região tem mais de 103 bairros, com 130 mil habitantes e uma tendência real de crescimento. Então, é necessário que tenhamos mais PSF e outras unidades de saúde”.
Para o aposentado Pedro Luiz Machado (69), usuário do SUS e morador do Parque Cuiabá, membro do Conselho Gestor de uma unidade de saúde da Regional Sul a participação da comunidade pode melhorar os serviços de saúde por meio do dialogo com o gestor. “Depois que criamos o Conselho Gestor já nos reunimos com a secretária de Saúde e já tivemos melhorias nos serviços prestados pela unidade de saúde do Parque Cuiabá, inclusive com um médicos permanente, que não tinha antes”, destacou o aposentado salientando o papel do Conselho Gestor é aproximar o usuário do gestor.
Conferência Municipal
A 12ª Conferência Municipal de Saúde com o tema central “Pela Manutenção dos Direitos Sociais e contra o desmonte do SUS”, será realizada no período de 12 a 14 de julho, no Hotel Fazenda Mato Grosso.
Três eixos temáticos norteiam as discussões nas etapas regionais e municipal da Conferência, o fortalecimento e ampliação da participação social, onde serão discutidas questões ligadas a participação social e a garantia do direito à Saúde; o modelo de atenção, que irá concentrar questões ligadas à garantia e melhoria do acesso e organização dos serviços de saúde e, no terceiro eixo, a gestão do SUS, que irá reunir temas ligados ao planejamento e financiamento do SUS e a valorização do trabalho e da Educação em Saúde.
Locais e horários
As pré-conferências ou conferências regionais começaram no dia 27 de maio e terminam no dia 24 de junho.
Conferências Regionais
Dia 03/06 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Oeste – Universidade de Cuiabá/Campus UNIC Barão, Rua Barão de Melgaço, nº 222, bairro Porto
Dia 07/06 (quarta-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Rio dos Peixes – Escola Estevão Alves Correia, Rodovia Emanuel Pinheiro, KM 22, Rio dos Peixes
Dia 08/06 (quinta-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Guia/Aguaçu, rua Nossa Senhora da Guia, s/nº (próximo ao Cemitério)
Dia 10/06 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Leste – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Cuiabá), Rua Major Gama, nº 600, Centro Sul
Dia 14/06 (quarta-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Coxipó do Ouro – Centro Comunitário Coxipó do Ouro, avenida Principal s/nº, Praça do Rosário
Dia 20/06 (terça-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Sul – Escola Novo Renascer – Fazenda Velha (ao lado da Fundação Santiago)
Dia 24/06 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Norte – Escola Dione augusta Silva Souza, avenida Tuiuiú, nº 45, CPA 4
Fonte: Assessoria