Nacional

Prazo para regularizar título de eleitor acaba hoje

Foto: reprodução

Por Veja.com

Quem não votou nem justificou nas últimas três eleições, deve ficar atento: o prazo para regularizar o título de eleitor se encerra nesta terça-feira. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levantamento do dia 17 de abril contabilizou 1,9 milhão de eleitores nesta situação. Os que não estiverem em dia com o título de eleitor terão o documento cancelado automaticamente entre 17 e 19 de maio de 2017.

Estão sujeitos a perder o título de eleitor todos aqueles que deixaram de votar por três eleições seguidas, sendo importante considerar que cada turno é uma eleição. Ou seja, um eleitor que mora em uma cidade onde houve 2º turno nas eleições municipais, deixou de votar nas duas etapas e já havia faltado em 2014, alcança a marca. Não entram nessa lista os eleitores que se ausentaram em pleitos intercalados.

Como o voto é obrigatório no Brasil, caso o eleitor deixe de votar em três eleições seguidas e tenha o título cancelado, fica impedido de acessar uma série de serviços. Sem o documento, o cidadão não pode, segundo o TSE, emitir passaporte, prestar concurso público, assumir cargo público, renovar matrícula em instituições de ensino oficiais e até obter empréstimos em caixas econômicas estaduais e federais.

Regularizar

Para saber a situação perante a Justiça Eleitoral, basta acessar o site do TSE, fornecendo nome completo e data de nascimento. Caso se enquadre na situação que justifica o cancelamento, o cidadão deve comparecer a um cartório eleitoral ainda nesta terça-feira com um documento com foto e comprovante de residência, além de pagar a multa correspondente a cada uma das eleições perdidas, no valor de 3,51 reais.

O horário de funcionamento dos cartórios varia de estado para estado. Em São Paulo (SP), é das 12h às 18h; Belo Horizonte (MG), das 8h às 17h e Rio de Janeiro (RJ), das 11h às 19h. É possível consultar o horário em determinada região acessando o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus