Política

Prazo para preparativos de urnas termina na segunda (26)

Termina na próxima segunda-feira (26), o prazo para que as 60 zonas eleitorais de Mato Grosso realizem as cerimônias de carga e lacre das urnas eletrônicas. Em Cuiabá, o preparativo dos equipamentos finaliza nesta quinta-feira (22). Já no município de Várzea Grande, os trabalhos serão concluídos na sexta-feira (23).

Durante a cerimônia de carga e lacre, são inseridas nas urnas eletrônicas as seguintes informações: dados de eleitores, nome dos candidatos e respectivos cargos, bem como o número de identificação. Além disso, as urnas são preparadas com dados de aplicativos, programas de auditoria e softwares que são necessários para a votação e apuração dos votos.

Após o cadastramento das informações, cada urna é lacrada e guardada na sua respectiva caixa.

Ao final da cerimônia, é realizada uma auditoria por amostragem das urnas, ocasião em que são verificadas a autenticidade dos aplicativos, assinaturas digitais e um teste da própria votação. Essa auditoria é realizada na presença de autoridades convidadas, membros do Ministério Público Eleitoral, Juiz Eleitoral, representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a imprensa local.   

Mais de 9 mil urnas estarão disponíveis para o uso do pleito eleitoral, nas  eleições municipais deste ano em Mato Grosso.

Segundo turno

Caso haja segundo turno das eleições, a cerimônia para carga e lacre das urnas acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro. O único município que pode ter o 2º turno é Cuiabá, que conta com mais de 200 mil eleitores cadastrados.

Com Assessoria TRE/MT

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões