Foto: Andréa Lobo
O lançamento da Feira Internacional do Turismo do Pantanal, coordenada pelo Senac-MT, trouxe uma prévia nesta terça-feira (11) de doze receitas elaborados por chefs de cozinha da capital mato-grossense que serão apresentadas durante o evento, que acontece de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT)
A Paella Cuiabana, à base de pacu seco e banana da terra, temperado com pimentões coloridos e um charme a parte com as flores comestíveis, foi uma adaptação feita pelo chef da Casa do Parque, Bruno Nascimento, que incluiu o reaproveitamento da casca de banana na composição e ressalta a regionalidade do prato.
Para a empresária Flávia Salem, a participação da Casa do Parque no evento é uma nova experiência que agrega valores culturais e mercadológico para a disseminação e economia do estado mato-grossense.
“A Fit Pantanal é uma grande vitrine para que Mato Grosso apresente ao mundo todo o seu potencial turístico e por acreditarmos na grandeza e no sucesso deste evento, a Casa do Parque participa pela primeira vez com grande entusiasmo. Esperamos que esta seja apenas a primeira de muitas outras que virão e que o público aprove as nossas receitas”, avalia Flávia.
Outra adaptação foi o Sushi de Jacaré que trouxe uma carne exótica para o prato japonês, a composição foi elaborada pela chef de cozinha do Senac, Márcia Mesquita, que ministrará uma oficina para ensinar a preparação da receita durante o evento da Fit Pantanal.
“Foi um desafio a proposta de trabalhar com o carne de jacaré e a ideia que fomentou foi a integração da cozinha oriental com a nossa cultura. É realmente uma inovação, esperamos que o público goste”, afirmou a chef Mesquita.
O presidente Hermes Martins destacou a satisfação de conhecer os pratos elaborados e a importância da Feira em divulgar a gastronomia regional. “Temos aqui muitas iguarias da nossa culinária pantaneira, e esses pratos foram desenvolvidos justamente para divulgar nosso potencial turístico”, disse.
O Secretário de Turismo do Estado, Luis Carlos Nigro se disse impressionado com as inovações apresentadas para o evento que reunirá, inclusive, a imprensa internacional. “Foram elaborados pratos maravilhosos e eu tenho certeza que, fazendo sucesso durante a feira, com certeza serão inseridos nos cardápios dos restaurantes, sendo comercializados após o evento. É exatamente isso que nós temos o dever de fazer: fomentar o comércio da nossa gastronomia regional”, disse o secretário.