Foto: Creative Commons
Nem todas as praias atraem turistas apenas por sua beleza: algumas despertam a curiosidade dos visitantes por serem incomuns. Conheça a seguir algumas delas:
Vermelha
A praia de Panjin, na China, se destaca por ter a cor vermelha. O tom incomum vem de um tipo de erva que cresce em lugares alcalinos e salinos. Quando ela está crescendo, no verão, tem o tom verde, mas no outono ganha a cor vermelha.
A Praia Vermelha fica a 40 km do centro da cidade de Panjin e se tornou destino procurado para o ecoturismo. Há vários resorts e outros tipos de acomodações em volta.
Boa parte do local é considerado área de proteção ambiental, mas há um parte aberta para os visitantes. É possível tirar fotos a partir de uma plataforma que se projeta no meio da água.
A região é considerada parque ecológico e é rica em animais selvagens e pássaros.
Com porcos nadadores
Turistas e moradores de uma praia nas Bahamas têm uma companhia inusitada nos banhos de mar. Na ilha Big Major Spot, é comum ver porcos deitados na areia ou mergulhados na água cristalina.
Não sabe como os porcos domésticos passaram a viver na praia, mas os locais estão acostumados com eles, alimentando-os por anos. Há até quem se anime a acompanhá-los em mergulhos.
Fora da costa
Tão pequena que é conhecida por alguns como “a menor praia do mundo”, Gulpiyuri, na Espanha, chama a atenção por outra característica incomum: apesar de ter areia e água salgada com ondas, ela não fica à beira-mar.
Localizada a cerca de 100 metros distante da costa, a praia fica no meio de um prado, cercada por plantações agrícolas, na região das Astúrias, norte da Espanha.
Graças a uma singularidade geológica, a água do mar chega até lá por túneis formados pela erosão entre as rochas.
Essa “praia de interior” tem menos de 50 metros de extensão e água cristalina de baixa profundidade. Quando a maré sobe, a pequena faixa de areia quase some.
Coberta de bilhões de conchas
Bilhões de pequenas conchas brancas cobrem toda a faixa de areia de uma praia da Austrália. Conhecida como Praia das Conchas, a região de L’Haridon Bight tem mais de 100 km de extensão. Os montes de conchas chegam a ter 10 metros de profundidade.
As conchas são todas pertencentes a uma espécie só de animal: o Fragum erugatum, conhecido como molusco de Hamelin. A razão para o acúmulo dos moluscos de Hamelin é a alta concentração de sal na água da região. O ambiente excessivamente salino é favorável para esse animal, mas não para seus predadores.
A 'Praia das Conchas' fica em uma reserva natural na área de Shark Bay, na costa oeste da Austrália, perto da cidade de Denham.
Praia-aeroporto
Maho, uma pequena praia em St. Maarten, no Caribe, fica lotada de visitantes que querem observar os aviões sobrevoando a areia, muito perto dos banhistas.
O aeroporto Princess Juliana, que fica ali ao lado, figura em várias listas que reúnem os lugares com pousos mais belos do mundo.
Escondida
As Ilhas Marietas, no México, abrigam uma praia escondida, circundada por terra por todos os lados.
Para chegar a ela, é necessário nadar por um arco de rocha, por onde a praia se comunica com o mar, ou andar por cima da ilha para entrar no “buraco” em que ela fica oculta. Localmente, o lugar é conhecido como “Praia Escondida” ou “Praia do Amor”. Diferentes agências de turismo organizam passeios de barco até lá.
Com barreira contra ondas gigantes
Um enorme paredão de pedras calcárias transformou uma praia em Porto Rico em uma espécie de piscina natural. Mas as ondas que se formam na região são tão grandes que em alguns momentos ultrapassam essa barreira, jorrando água nos banhistas que ficam desse lado da praia (veja vídeo).
Mesmo quando as ondas não ultrapassam as pedras, a água penetra pelas ranhuras da parede rochosa constantemente. A praia se chama Puerto Nuevo e fica em Vega Baja, no norte do país.
Com 'bolas de boliche'
A Bowling Ball Beach (praia das bolas de boliche), na Califórnia, foi batizada com esse nome por causa de sua peculiar paisagem. A areia é repleta de rochas tão redondas, lisas e de tamanho uniforme que lembram as bolas usadas nesse jogo.
Mas não há ação humana nesse processo. Tecnicamente, essas rochas são chamadas de concreções e se formam pela deposição de determinados tipos de cimento mineral.
Situada na Costa de Mendocino, a praia é famosa também por oferecer uma ótima visão do pôr do sol.
Fonte: G1